iG Delas

Colunistas

enhanced by Google
 

A Magia do Penteado

O expert Paulo Persil dá dicas de penteados e comenta o visual das famosas

Descubra os segredos do cabeleireiro Paulo Persil e aprenda como fazer penteados fáceis e bonitos para festas ou para o dia a dia

Como fixar bem o penteado da noiva?

Entre cerimônia e festa, o cabelo da noiva precisa se manter impecável. Confira dicas para fixar melhor o penteado

12/07/2012 07:49

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

O penteado de noiva está cada vez mais simples, com aspecto “amolecido”. O uso de produtos é limitado ao essencial e quanto menos adereço, melhor. A naturalidade impera na era do menos é mais. Mesmo assim o penteado não pode cair. Confira as dicas do hairstylist Paulo Persil para deixar o cabelo da noiva impecável durante todo o evento.

Foto: Thinkstock/Getty Images Ampliar

Paulo Persil aconselha o uso de grampos grandes para penteados descontraídos e pequenos para os clássicos

Profissional especialista em noivas

O primeiro passo é considerar a experiência do profissional no seguimento de noivas que pede tanto beleza quanto comprometimento com a logística do grande dia. Escolher um profissional que entenda como vai ser a noite da noiva é fundamental!

A escolha do penteado

Cabelos finos, sem volume ou curtos a médios não ficam bem em penteados semipresos. Em alguns casos o preenchimento com aplique de cabelo natural é possível, mas não aconselho o uso em excesso se você tiver pouco cabelo, nem para aumentar o comprimento. O cabelo deve estar muito próximo da realidade, para não virar uma fantasia. Esse é o seu momento e os convidados têm que reconhecê-la no altar. Deixe a cinderela nos contos de fadas!

Nos penteados semipresos ou soltos a possibilidade de usar ondas deve ser avaliada de acordo com o tipo de cabelo. Se o cabelo não oferece fixação a elas, não adianta, ele estará liso no meio da festa. Nesses casos ou aceite que vai cair ou prenda.

Os presos são os mais democráticos e ficam bem em vários tipos diferentes de cabelo, de curtos a longos. De maneira geral é necessária a fixação correta com grampos bem escondidos.

Para os cabelos estilo afro, é sempre importante valorizar o movimento natural dos fios com cachos aparentes, porém definidos.

Leia: 25 penteados indicados para as noivas

Não hidrate antes do grande dia

O cabelo é preparado para o penteado de maneira muito simplificada, apenas com xampu de limpeza profunda. A hidratação amolece os fios e prejudica a fixação.

Fixação correta dos grampos

Depois de um leve desfiado na base o grampo é preso criando o molde do penteado. Aconselho o uso de grampos grandes para penteados descontraídos e pequenos para os clássicos. Aqui, a técnica do profissional é fundamental para garantir a fixação.

Acessórios na medida certa

Acessórios grandes e pesados podem criar uma pressão desnecessária sobre os fios, fazendo o penteado despencar e incomodar a noite inteira. Quem quer usar acessórios, pode optar por broches e flores nas laterais ou na parte de trás do penteado. Fica lindo e não pesa tanto.

Foto: Thinkstock/Getty Images Ampliar

O véu deve estar bem preso com uma base no topo da cabeça

Véu

Não importa se é curto ou longo, o véu deve estar bem preso com uma base no topo da cabeça, mesmo se a noiva for usar um penteado solto. O peso do véu deve estar adequado à capacidade de fixação do cabelo, levando em consideração o volume, textura dos fios e penteado escolhido.

Cosméticos que ajudam a fixar o penteado

- Mousse: pode dar mais textura aos fios na preparação com escova ou ondas naturais criadas com difusor

- Cera: proporciona a estilização e fixação dos penteados curtos, inclusive masculino

- Pomada: melhora a textura dos fios, além de eliminar o frizz e dar brilho

- Termoativado: é fundamental na fixação e proteção das ondas criadas com modelador. Usar spray de fixação com o modelador é prejudicial ao fio

- Spray de fixação: não pode ser usado em excesso e deve ser aplicado a uma distancia mínima de 30 cm. Procure dar preferência para os sprays secos

- Gel: fixa penteados com efeito de brilho molhado

Leia outras colunas de Paulo Persil

Sobre o articulista

Paulo Persil - persilbeautyexpress@hotmail.com - O expert Paulo Persil dá dicas de penteados e comenta o visual das famosas

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo