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Marlene Ortega fala sobre carreira e trabalho

é pós-graduada em administração pela FGV-EAESP, diretora da Universo Qualidade e Presidente do Business Professional Women de São Paulo.

Dez dicas para tornar-se empreendedora de uma franquia

A chegada de marcas ao mercado é uma excelente oportunidade para explorar novos nichos de consumo

17/11/2010 11:48

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Além das marcas já conhecidas, estão disponíveis no mercado brasileiro novas redes de franquias, recém chegadas ao sistema de franchising. São negócios ligados a diversos setores de atuação, passando de 600 marcas a procura de um interessado em tornar-se um empreendedor de sucesso. Se por um lado as opções são muitas, aumentando a possibilidade de encontrar algo que se harmonize com diferentes perfis pessoais, de outro é necessário estudar muito bem as opções com o propósito de identificar as vantagens e desvantagens de cada negócio. Algumas dicas podem ajudar nessa empreitada:

1. Identifique quais são os setores de atuação que mais combinam seu perfil e que possam usar seus talentos da melhor maneira. Qual negócio melhor corresponde ao que você deseja fazer no papel de franqueado?

2. Selecionado o setor, é importante iniciar uma pesquisa detalhada sobre os diferenciais que esse negócio oferece ao mercado. Você pode escolher uma franquia que já tenha marca consagrada e uma carteira de franqueados com experiência e resultados que podem ser analisados. Isso facilita sua investigação, sem dúvida. Porém, há novos franqueadores na praça. Pode ser interessante aproveitar as novas oportunidades e prosperar junto com a marca. Qual seu apetite para o risco de ser um empreendedor de uma bandeira recém chegada ao mercado?

3. Após selecionar uma bandeira que mantenha seus sentidos aguçados, estimulando seu talento empreendedor, procure conhecer a figura do franqueador. Ele será um pouco seu sócio e um pouco seu chefe. Não se iluda a respeito de sua independência. O franqueado precisará identificar-se com a filosofia do negócio e com o a visão do franqueador. Assim o sucesso estará mais próximo de ambos. Será que você está preparado para compartilhar o dia a dia do seu negócio?

4. Estude tudo o que existe a respeito da bandeira escolhida. Dados como o ano de fundação da empresa, o ano de início da franquia e o número de unidades espalhadas dão a noção da maturidade da rede e sua evolução ao longo da trajetória no modelo de franchising.

5. O franqueado é um investidor. Sempre é bom reforçar que não é ideal que o empreendedor invista todo o capital que possui. Mesmo com boas perspectivas à frente é necessário ter um colchão para suportar o período inicial com mais despesas do que receitas. Certifique-se de que em sua conta estão a taxa de franquia, o capital de giro, as despesas com estrutura, royalties e taxa de publicidade.

6. Ao optar por aproveitar a oportunidade que as recém-chegadas oferecem, o empreendedor não terá alguns dados para avaliar. Será impossível, por exemplo, comparar diversas unidades. Assim, o importante é verificar se a atividade proposta acena com diferenciais que deverão agradar ao mercado no curto e no longo prazo.

7. Procure também identificar quais são os pontos em que precisa melhorar para aumentar seu desempenho e obter o êxito desejado como empreendedor. É verdade que em uma franquia há regras a seguir, haverá ajuda com o treinamento de funcionários, com os planos de marketing e compras. Porém, é preciso cuidar dos possíveis pontos fracos do empreendedor. De acordo com algumas consultorias especializadas, a maior carência dos franqueados está na gestão financeira.

8. Procurar cursos no SEBRAE e na ABF, entre outros, é outra recomendação para capacitar cada vez mais o empreendedor. Consulte o site dessas instituições e valorize as oportunidades de aprendizagem.

9. É possível experimentar o negócio antes de investir em uma franquia. Há casos em que a pessoa vislumbra o próprio negócio para o futuro, mas começa a preparar-se desde já. Por vezes ela começa como supervisor, gerente, ou mesmo recepcionista de determinada marca, ganha vivência profunda sobre os meandros do negócio e acaba por se candidatar a franqueado. É uma caminhada que vale muito a pena se você olhar nos benefícios que poderá colher.

10. O ano de 2011, com nova presidente e promessas de benefícios aos pequenos empresários, dá ares de que estaremos em um bom momento para tomar a decisão de ir em frente com os planos de construir o próprio negócio, quer seja ele uma franquia ou uma inovação colocada por conta própria no mercado. Novos consumidores estão por aí. Conheça-os, saiba o que quer a classe C tão ávida por consumo, descubra os nichos de mercado, foque no seu sonho e trabalhe para torná-lo realidade.

 

Sobre o articulista

Marlene Ortega - marlene.ortega@ig.com.br - é pós-graduada em administração pela FGV-EAESP, diretora da Universo Qualidade e Presidente do Business Professional Women de São Paulo.

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    2 Comentários |

    Comente
    • josé rodrigues | 18/11/2010 14:10

      É isso aí, gostei das dicas, porém, acho que faltou, pelo menos os nomes de algumas franquias para que pudesse demonstrar alguma dica de investimento pra quem lê estas dicas. Fiquei sem saber o que montar.....

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    • jose Orlando | 18/11/2010 11:15

      A articulista se esqueceu de dizer que o franqueado não deve deixar sua loja na mão de outros e prestar serviço bastante tempo dentro da loja. O resto é que a dificuldade são estas mesmas que ela já escreveu em seu artigo. Deve-se prestar bastante atenção ao tempo de maturação da franquia, pois, é dificil algum ponto ser rentável com menos de dois anos. Abçs.

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