iG Delas

Colunistas

enhanced by Google
 

Mirna Zambrana

Construa e reforme com planejamento

Mirna Zambrana é formada em arquitetura e urbanismo pelo Mackenzie. Sócia de Aurélio Martinez Flores, tem vasta experiência em projetos residenciais e comerciais

Prepare-se para ter uma piscina

Analisar o terreno e o melhor posicionamento é o primeiro passo para não ter problemas na hora de instalar uma piscina

11/08/2011 07:53

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

Ter uma piscina para chamar de sua ainda é o sonho de muitos dos que constroem a primeira casa. Uma das primeiras questões na hora de colocar em prática o projeto é onde posicioná-la.

Curta o iG Delas no Facebook

Apesar de, hoje em dia, grande parte das piscinas serem aquecidas, é recomendável verificar se a sombra das construções, inclusive dos muros de divisa, não a cobrirá. O ideal é que a piscina fique em local que receba sol na maior parte do dia.

Foto: Getty Images

Em um dos lados da piscina, deixe uma área com largura mínima de 2 m para colocar cadeiras ou um jardim



Vale lembrar que a área mínima permeável em uma construção nova, na cidade de São Paulo, é de 30% do terreno. Portanto, se o terreno não for grande o suficiente, a piscina acaba ficando pequena. Ou, em locais onde não há restrição de construção, grande demais.

Mas qual é o tamanho ideal? Muito difícil de precisar. Uma forma de verificar a viabilidade do tamanho é pensar qual será o uso: refrescar, nadar?

Siga o Twitter do iG Delas

Para natação, um bom comprimento começa em 15 m, com largura de 2 m e profundidade de 1,40 m. Mas se a intenção é se refrescar e divertir com a família e amigos, o formato pode ser mais livre e a medida a partir de 3 m x 3m. Para essa finalidade é interessante acrescentar equipamento de hidromassagem.

Outro item importante é o espaço em volta. É bom prever uma área com largura mínima de 2 m, pelo menos em um dos lados, para colocar cadeiras, além da área de jardim e circulação.

Alguns métodos construtivos são: concreto, alvenaria estrutural, vinil e fibra de vidro. Cada qual deve ser executado por empresa especializada. Os preços são bem variados e também a durabilidade e manutenção.

Um dado técnico importante para iniciar a escolha do método construtivo é a composição do solo. Caso não a conheça, encomende uma sondagem do terreno.

 

Sobre o articulista

Mirna Zambrana - jbianchi@ig.com - Mirna Zambrana é formada em arquitetura e urbanismo pelo Mackenzie. Sócia de Aurélio Martinez Flores, tem vasta experiência em projetos residenciais e comerciais

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo