iG Delas

Colunistas

enhanced by Google
 

Mirna Zambrana

Construa e reforme com planejamento

Mirna Zambrana é formada em arquitetura e urbanismo pelo Mackenzie. Sócia de Aurélio Martinez Flores, tem vasta experiência em projetos residenciais e comerciais

Prepare o banheiro para banhos perfeitos

Confira as recomendações mais adequadas para cada item do banheiro e garanta uma chuveirada gostosa, com segurança

10/05/2012 06:38

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

São vários os itens que podem contribuir para um bom banho. Sem sombra de dúvidas, a ducha ou chuveiro é, disparado, o mais importante. Porém, mesmo quando esse quesito é excelente, o que significa ter boa vazão e temperatura de água regulada ao gosto do usuário, se os demais elementos do banho não forem eficientes, esse momento de relaxamento, pode ir para o ralo.

O tamanho do box ideal, por exemplo, pode variar dependendo do porte físico do usuário, mas a medida de 90 cm x 130 cm pode ser considerada “tamanho único” e atende bem a maioria das pessoas.

Leia também: Tecnologia no banheiro

Foto: Martin Szmick

O box de vidro deve ser instalado com cuidado e ter espessura entre 8 mm e 10 mm

O fechamento com cortina de plástico foi quase banido dos banheiros, mas pode ser uma alternativa para um box muito pequeno. Claro que a cortina tem as desvantagens de deixar passar água e a dificuldade maior de ser higienizada.

O fechamento com perfis de alumínio e vidro – o box propriamente dito –, deve ser de vidro temperado, geralmente entre 8 mm e 10 mm de espessura. Com diversos tipos de kits disponíveis no mercado, hoje é bastante acessível. O tipo de abertura pode ser de girar – “abrir” – e de correr. Ao fazer essa escolha, preste bastante atenção nas possíveis interferências de todos os elementos do espaço em volta.

Portas de correr são as que costumam ser mais fáceis de adaptar. No entanto, se o espaço a ser fechado for menor que 1,30 m, com o transpasse da folha a passagem livre ficará em torno de 58 cm, espaço mínimo para alguém com ombros largos. Sem falar do trilho superior com altura livre de até 1,90 m. Lembrando que, no caso de cadeirantes, essa abertura deve ter no mínimo 80 cm livres.

As portas de girar, não têm esse problema e não têm trilho superior, são fixadas às paredes e se movimentam pelas dobradiças. É melhor que não abram com a folha girando na frente do registro do chuveiro o que impedirá de temperar a água antes de entrar no box. Outro detalhe a ser observado é: se a porta abrir abaixo dá área que cai água do chuveiro, esta molhará a parte externa da folha e, consequentemente, o piso externo ao box.

Foto: Divulgação

Na hora de escolher o tipo de vidro da cabine, é melhor colocar o temperado

Para o box que não está entre duas paredes, e sim perpendicular a duas delas, existe um tipo de abertura de canto que joga as duas folhas de vidro que se encontram a 90° para lados opostos, proporcionando espaço de passagem melhor do que se fosse feito com apenas uma porta.

O planejamento é importante porque o vidro temperado não aceita cortes depois de pronto. Se for detectado algum erro após a peça instalada será necessária a fabricação de outro vidro inteiro.

Prever a existência de um banco dentro do box ajuda na lavagem dos pés e aumenta o conforto e a segurança. Quando isso não for possível é recomendável instalar pelo menos uma barra de apoio na parede interna.

É conveniente ter um local que apóie mais do que uma saboneteira, como xampús e alguns outros frascos. Se puder ser um nicho, que fica embutido na parede, a área do box ficará mais livre.

O piso liso do banheiro pode se tornar escorregadio quando molhado e os pés ensaboados. E essa é uma situação bastante difícil de ser resolvida. A cerâmica, o porcelanato ou mesmo a pedra,nquando antiderrapantes, não são fáceis de serem limpos nessa área de constante uso de sabonete e cosméticos para o corpo. Uma alternativa é a utilização de pastilhas, que pelo grande número de juntas pode funcionar como antiderrapante. Entretanto, partilham da dificuldade de limpeza do rejunte, que melhora se for epóxi.

Os produtos antideslizantes existentes no mercado requerem avaliação específica do fabricante, que preveja um futuro comprometimento ou não. Deve ser levado em consideração, além do tipo de piso, cerâmico, porcelanato ou pedra, também a cor, uma vez que, se for branca, existe possibilidade de encardir com o uso.

Saiba mais: Casa antialérgica

Se existir uma janela no banheiro, é bom que ela esteja no box, local que, com certeza, mais acumulará vapor e umidade.

Para finalizar o banho, o toalheiro deve ficar o mais próximo possível do box, evitando caminhadas pelo banheiro. Quando não existir esse espaço, uma opção é fixá-lo na porta de vidro do box. Para isso ele deve ser feito sob encomenda e estar prevista a furação no vidro temperado. E não se esqueça de ter alguns cabides – tipos de ganchos – que servem para pendurar roupões.

Siga o iG Delas pelo Twitter e assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades. 


 

Sobre o articulista

Mirna Zambrana - jbianchi@ig.com - Mirna Zambrana é formada em arquitetura e urbanismo pelo Mackenzie. Sócia de Aurélio Martinez Flores, tem vasta experiência em projetos residenciais e comerciais

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    [an error occurred while processing this directive]

    Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!




    *Campos obrigatórios

    "Seu comentário passará por moderação antes de ser publicado"

    Ver de novo