iG Delas

Colunistas

enhanced by Google
 

Mirna Zambrana

Construa e reforme com planejamento

Mirna Zambrana é formada em arquitetura e urbanismo pelo Mackenzie. Sócia de Aurélio Martinez Flores, tem vasta experiência em projetos residenciais e comerciais

Pequenas providências antes da chuva

Limpar calhas e verificar o telhado são algumas medidas preventivas para não sofrer com as chuvas de verão

29/12/2010 07:58

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-

Foto: Getty Images

Previna-se: antes das chuvas, verifique o telhado e limpe as calhas

A solução para o problema das inundações provocadas pelas fortes chuvas em nosso País é bastante complexa. A população pode contribuir não jogando lixo nas ruas - pois entope bueiros -, privilegiando, sempre que possível, as áreas e materiais permeáveis nos espaços privados e em calçadas, e respeitando a legislação para o uso e ocupação corretos do solo – porém a ação determinante está nas mãos da administração pública.

Na esfera doméstica podemos nos resguardar de aborrecimentos com algumas ações preventivas:

- Revise o telhado - não faça a manutenção com as telhas molhadas. Elas ficam mais suscetíveis a quebras e escorregadias, podendo provocar uma queda.

- Limpe as calhas e condutores verticais - recolha folhas e galhos que possam entupir ralos e condutores horizontais. Estes devem estar sempre livres para o escoamento da água da chuva para a rede pública. Limpe as caixas de inspeção, quando houver.

- Verifique rufos, telhas desencaixadas e troque as quebradas por telhas do mesmo modelo das existentes. A substituição por telhas diferentes não resulta em encaixe perfeito proporcionando fácil deslocamento delas pelo vento e passagem da água.

- Adicione ao projeto do telhado manta de subcobertura de alumínio. Caso a água passe, ela escorrerá para a calha.

Quanto mais área permeável tiver o lote, mais absorção fará o solo da água da chuva. Se a construção está em terreno com forte desnível não dispense a vegetação, ela ajudará a conter deslizamentos.

Quando for procurar um lote ou casa para comprar, pesquise a bacia hidrográfica da região. Muitos rios e córregos foram canalizados e não podemos mais localizá-los visualmente, mas em caso de muita chuva, a água escoará naturalmente para esses pontos, podendo ser uma área de alagamentos constantes.
 

Sobre o articulista

Mirna Zambrana - jbianchi@ig.com - Mirna Zambrana é formada em arquitetura e urbanismo pelo Mackenzie. Sócia de Aurélio Martinez Flores, tem vasta experiência em projetos residenciais e comerciais

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo