iG Delas

Colunistas

enhanced by Google
 

Mirna Zambrana

Construa e reforme com planejamento

Mirna Zambrana é formada em arquitetura e urbanismo pelo Mackenzie. Sócia de Aurélio Martinez Flores, tem vasta experiência em projetos residenciais e comerciais

Paredes abaixo

Saiba como identificar as estruturas para saber o que você pode eliminar durante a reforma

04/05/2011 07:57

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

Foto: Getty Images

Sonde com uma furadeira as paredes que se pretende derrubar. O mesmo pode ser usado para verificar se, ao quebrar a parede, permanecerá uma viga muito alta


Reformar um apartamento antigo pode ser uma tarefa repleta de surpresas, nem sempre agradáveis. No geral, nenhum morador tem a planta estrutural do imóvel, muito menos as de elétrica e hidráulica. Sem nenhum conhecimento prévio é difícil saber por onde passam as colunas de água, esgoto e estruturais.

Se você souber qual é a construtora e ela ainda existir, dá para pedir cópias das plantas do projeto executivo, e com alguma sorte eles podem ter as plantas dos projetos complementares. Na prefeitura, deve existir arquivado o projeto de aprovação, mas neste não haverá marcação de pilares e nenhuma informação da hidráulica e elétrica. Assim, o consultor mais comum acaba sendo o zelador, que, ser for funcionário antigo, já acompanhou outras reformas.

Mas é possível valer-se de alguns truques para identificar a localização dessas infraestruturas. A saber:

- Pilares podem ser observados no térreo do edifício, mas não é garantido que subam mantendo a posição, pode haver transição do térreo para o primeiro piso.
- Sonde com uma furadeira as paredes que se pretende derrubar. O mesmo pode ser usado para verificar se, ao quebrar a parede, permanecerá uma viga muito alta.
- Para desvendar o encanamento, suba na caixa d’agua e veja como é feita a distribuição.
- Se a tubulação de esgoto do apartamento superior estiver escondida por forro de gesso, vale a pena quebrar o gesso para visualizar a do seu apartamento, que provavelmente será igual.
- Saliências nos cantos das paredes – bonecas - podem ser indício de alguma prumada hidráulica.
- Para a troca do piso, cada caso tem que ser analisado individualmente. Garantido, só quebrando uma pequena área.

Foto: Getty Images

Sem nenhum conhecimento prévio é difícil saber por onde passam as colunas de água, esgoto e estruturais



Não deixe de ler: Guia prático da reforma

Quando situações dessa natureza inviabilizam o projeto, este tem que ser reformulado e abarcar a infraestrutura. Dificilmente essas mudanças de projeto durante a obra não acarretarão atrasos. Se não houver mesmo documentação de como foi feita a construção, uma iniciativa produtiva é o condomínio organizar um registro das modificações conforme estas forem sendo feitas. De posse dessa informação, o morador poderá prevenir inconvenientes atrasos e desperdícios. Assim, a cada nova intervenção as surpresas poderão ser menores.






 

Sobre o articulista

Mirna Zambrana - jbianchi@ig.com - Mirna Zambrana é formada em arquitetura e urbanismo pelo Mackenzie. Sócia de Aurélio Martinez Flores, tem vasta experiência em projetos residenciais e comerciais

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo