iG Delas

Colunistas

enhanced by Google
 

Mirna Zambrana

Construa e reforme com planejamento

Mirna Zambrana é formada em arquitetura e urbanismo pelo Mackenzie. Sócia de Aurélio Martinez Flores, tem vasta experiência em projetos residenciais e comerciais

Muros altos

Um olhar sobre os segregadores muros da cidade

13/04/2011 16:57

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

Existe uma praia no litoral de Pernambuco chamada Muro Alto, instigada por esse nome, e inspirada por aquele hipnotizante litoral, comecei a olhar os nossos, cada vez mais frequentes e irredutíveis, muros altos.
Estes não provenientes de formações naturais, mas sim pelo crescente sentimento de medo e individualismo, espírito que contamina nossa cidade. Elementos segregadores, que dividem de forma imperativa o espaço público do privado.



Ainda prefiro acreditar que os muros e portões baixos, presentes em pequenas cidades e em raras casas de São Paulo nos levam a um horizonte mais generoso.

Saudosa da minha infância, quando conseguia enxergar as casas, com suas portas de entrada muitas vezes com vidros para que os moradores também vissem os que passavam nas ruas, comecei a observar beleza em alguns deles que destaco aqui.


 

Sobre o articulista

Mirna Zambrana - jbianchi@ig.com - Mirna Zambrana é formada em arquitetura e urbanismo pelo Mackenzie. Sócia de Aurélio Martinez Flores, tem vasta experiência em projetos residenciais e comerciais

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo