iG Delas

Colunistas

enhanced by Google
 

Mirna Zambrana

Construa e reforme com planejamento

Mirna Zambrana é formada em arquitetura e urbanismo pelo Mackenzie. Sócia de Aurélio Martinez Flores, tem vasta experiência em projetos residenciais e comerciais

Hora de fazer a manutenção do telhado

Telhas, rufos, calhas e madeiramento deve ser analisado e, se preciso, refeito, na época das secas

16/06/2011 07:55

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

Foto: Getty Images Ampliar

Faça a limpeza das calhas removendo folhas e outros objetos

Terminada a fase das chuvas, a maioria esquece das goteiras, infiltrações e todos os problemas que temos no verão em relação à cobertura da casa. Mas o momento da revisão do telhado é agora, fim do outono e início do inverno, quando a maior parte das folhas já caiu, chove bem menos e haverá tempo suficiente para levantar orçamentos com calma.

Veja mais colunas de Mirna Zambrana:
Elevador dentro de casa
Relembrando o granilite
A chave da questão

E o que verificar se não esta pingando dentro de casa? O básico é fazer a limpeza das calhas removendo folhas e outros objetos que possam ter caído de algum prédio vizinho. Aproveite para verificar o estado das calhas. Se forem metálicas, veja se apresentam pontos de ferrugem. Se de PVC, se estão com rachaduras. No primeiro caso, a solução é remover a ferrugem e aplicar tinta esmalte, no segundo troque a parte danificada.

Outro item são os rufos, peça de metal colocada nos encontros de paredes com telhas. Se estiverem com ferrugem, tente o mesmo procedimento da calha. Caso seja necessário trocar, colocar mantas impermeáveis, que acompanham o formato das telhas, criando uma espécie de rufo flexível, pode ser uma alternativa.

Veja mais curiosidades sobre arquitetura no Twitter do Delas

As telhas devem estar todas bem encaixadas e não podem estar quebradas. No caso de substituição – o ideal é ter guardado uma sobra para reposição, o que nem sempre é real – procure telhas idênticas, do mesmo fabricante e mesmo lote. Quando for construir um telhado novo, escolha, preferencialmente, as telhas certificadas pelo Centro Cerâmico do Brasil, porque apesar de existirem Normas Técnicas, nem sempre estas são respeitadas.

Se o madeiramento (estrutura do telhado) foi bem dimensionado e estiver com os encaixes firmes, só nos resta verificar a existência de madeiras podres ou a presença de cupins. No primeiro caso a peça estragada deve ser substituída e no segundo, encomendada a descupinização, que pode ser feita apenas nas áreas afetadas.

Todos esses serviços devem ser executados por empresas especializadas que trabalhem de acordo com Norma Regulamentadora 18, do Ministério do Trabalho. Com a manutenção anual preventiva, pode até ser que uma gotinha ou outra aconteça, mas dificilmente seu telhado apresentará graves problemas com as chuvas do verão.

 

 

 

 

 

Sobre o articulista

Mirna Zambrana - jbianchi@ig.com - Mirna Zambrana é formada em arquitetura e urbanismo pelo Mackenzie. Sócia de Aurélio Martinez Flores, tem vasta experiência em projetos residenciais e comerciais

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo