iG Delas

Colunistas

enhanced by Google
 

Mirna Zambrana

Construa e reforme com planejamento

Mirna Zambrana é formada em arquitetura e urbanismo pelo Mackenzie. Sócia de Aurélio Martinez Flores, tem vasta experiência em projetos residenciais e comerciais

Fique atenta à escada

Saiba as regras e medidas para ter uma escada segura em casa

20/04/2011 15:55

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

A escada é quase um corredor vertical, um espaço de passagem. Deve ser eficiente, seguir regras que garantam a segurança do transeunte na árdua tarefa da subida e da descida. E, talvez por conta desse esforço para vencê-la, deva ser bela também. Algumas escadas tomam o caráter de esculturas; em outros tempos , o glamour, como a célebre escada do filme “Gone with the Wind”( E o Vento Levou).

A largura de 1,20m é confortável, mas, por exemplo, em uma casa que tenha uma sala de 15 m² (3 m x 5 m), essa escada ficaria desproporcional, ocupando uma área próxima de 10 m². Uma boa largura nesses casos é 90 cm. Menor que isso, melhor que não seja a escada principal. Sim, tem casas que têm duas ou mais escadas, social e de serviço. Escadas estreitas não devem estar confinadas entre duas paredes, assim, na hora da mudança, o mobiliário poderá ultrapassar o espaço aéreo de algum dos lados.

O patamar serve para descanso, como no caso de escadas muito longas, que podem se tornar cansativas, e, também, para mudar a direção e até o sentido da escada. Sua profundidade deve ser pelo menos igual à largura do degrau.

O piso (profundidade do degrau) pode variar de 25 cm a 32 cm. E o espelho (altura do degrau) de 16 cm a 18 cm. Existe uma relação entre piso (p=profundidade) e espelho (e= altura) do degrau na fórmula: 0,63 m ≤ p + 2 e ≤ 0,65 m.

Até agora só falamos em escadas retas. As curvas mais comuns são as do tipo caracol, com um tubo central de onde partem os degraus. Aconselho que essas escadas sejam usadas apenas em locais com baixa circulação, com medida mínima de diâmetro de 1,50 m. Imagine que com esse diâmetro o piso ficará com cerca de 70 cm de largura, sendo que os 30 cm próximos do eixo não comportarão a pisada, restando apenas 40 cm para trafegar. Por mais que a força centrípeta ajude, pode faltar espaço para o seu pé.

Foto: Arquivo pessoal

O piso deve ser antiderrapante ou ter sulcos ou fita antiderrapante próximo da borda

Outro modelo da família das redondas é o tipo helicoidal, no qual os degraus estão presos em uma viga parecida com uma mola. Sem dúvida são escultóricas e ocupam bastante espaço.

Item fundamental para a segurança é o corrimão, com altura de 90 cm do piso, afastado pelo menos 4 cm da parede, preferencialmente em formato anatômico, arredondado com diâmetro de 3,5 cm à 5 cm. E não esqueça, .

 

Sobre o articulista

Mirna Zambrana - jbianchi@ig.com - Mirna Zambrana é formada em arquitetura e urbanismo pelo Mackenzie. Sócia de Aurélio Martinez Flores, tem vasta experiência em projetos residenciais e comerciais

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo