iG Delas

Colunistas

enhanced by Google
 

Mirna Zambrana

Construa e reforme com planejamento

Mirna Zambrana é formada em arquitetura e urbanismo pelo Mackenzie. Sócia de Aurélio Martinez Flores, tem vasta experiência em projetos residenciais e comerciais

Como ter um escritório em casa

Para ter um ambiente de trabalho efetivo no conforto do lar, confira dicas na hora de construir ou reformar sua residência

09/02/2012 06:54

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

Trabalhar a partir de casa é uma alternativa cada vez mais comum entre os profissionais e até incentivada por muitas empresas, já que sistema de home office permite uma maior flexibilidade de horários e também a redução dos custos com alimentação, transporte e locação de uma espaço.

Leia também: Sucesso de home office exige planejamento financeiro

Para ter um escritório em casa, no entanto, é preciso conseguir separar o horário do expediente com o de estar no lar. E, para quem quer ter um ambiente doméstico de trabalho efetivo, a arquitetura pode ser uma grande aliada.

Dicas para construir um home office

• A divisão física entre a sua casa e o escritório pode ser feita por um hall com acessos independentes para a sala do lar e para a sala de trabalho. Dessa forma, é possível receber visitas de negócios sem constrangimentos. Por isso, é bom que o lavabo também fique localizado neste hall, assim ele poderá ser utilizado pelas duas alas da casa.

Foto: Getty Images Ampliar

Equipamentos usados para trabalho devem ficar próximos no escritório domiciliar

• Se o escritório for pequeno, uma solução é adotar portas grandes de correr que podem abrir para a sala de estar da família, ampliando o espaço durante o dia. Ao mesmo tempo, elas podem ser fechadas enquanto a empregada estiver limpando a casa ou alguém assistindo TV.

• Outra dica é investir na acústica, principalmente se o cônjuge ou os filhos ficarem em casa durante grande parte do seu horário de trabalho. Colocar placas de gesso acartonado - dry wall- na frente de uma parede existente e preencher o espaço vazio entre elas com material isolante acústico ajudam a diminuir o barulho do lar. Vale colocar também perfis de silicone nos batentes das portas.

• O home office não deve estar em um local sem janelas. A falta de conforto térmico faz cair a produtividade e gastar mais energia com iluminação e ar-condicionado.

• Acomode no escritório todo o equipamento que necessitar para o trabalho, como impressora, fax, etc. Não tem problema compartilhar esses equipamentos com outras pessoas da casa, mas prefira que venham até você a você ir até eles. Vale acrescentar também um arquivo para pastas suspensas, que pode ser do tipo comercial ou estar acoplado a uma estante.

Saiba mais: Trabalhar em casa: céu ou inferno?

• A iluminação deve ser bem distribuída e compatível com sua atividade. A instalação elétrica deve prever a concentração dos equipamentos citados.

• O carpete é campeão de uso nas salas comerciais, mas se não quiser dar uma cara tão comercial, pode escolher outro material, afinal é seu home office. Se optar pela madeira ou pelo revestimento cimentício, coloque um tapete que abranja o espaço da mesa e cadeira para proteger o piso das rodinhas da cadeira, ou vice versa, no segundo caso.

Siga o iG Delas pelo Twiiter e assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades

 

 

 

 

Sobre o articulista

Mirna Zambrana - jbianchi@ig.com - Mirna Zambrana é formada em arquitetura e urbanismo pelo Mackenzie. Sócia de Aurélio Martinez Flores, tem vasta experiência em projetos residenciais e comerciais

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo