iG Delas

Colunistas

enhanced by Google
 

Mirna Zambrana

Construa e reforme com planejamento

Mirna Zambrana é formada em arquitetura e urbanismo pelo Mackenzie. Sócia de Aurélio Martinez Flores, tem vasta experiência em projetos residenciais e comerciais

Casa no tamanho certo

Antes de comprar um novo imóvel, fique atenta às medidas

28/07/2011 07:55

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

Comprar um imóvel para morar é uma tarefa bastante especial, que pode ser balizada pelo valor, localização, número de cômodos, vagas na garagem, entre outros itens.

No caso de construções novas, desenhos da planta em prospectos, jornais e revistas encantam os olhos de quem sonha com a vida em um novo endereço.  Com medidas e até sugestões de disposição do mobiliário, as propagandas imobiliárias se aperfeiçoaram tanto nos últimos anos que os folders do lançamento podem servir de prova do que se está sendo comercializado e proteger o consumidor caso essa promessa não seja cumprida.

Foto: Getty Images Ampliar

Antes de fechar a compra do imóvel, verifique bem todas as dimensões, arrume uma trena e meça os seus móveis e os ambientes



Outro recurso de venda muito usado é mostrar uma unidade mobiliada. Afinal, não tem nada mais sedutor do que ver a casa pronta com móveis novos e organizados por profissionais. Mas mesmo com essa informação escrita e física, o futuro morador pode se equivocar na hora da escolha.

Dê um toque pessoal ao apartamento mobiliado

Analisando apenas o quesito dimensionamento, e deixando de fora os imóveis de alto padrão, destaco alguns pontos que merecem atenção:

Sala: Se tiver muitas portas e paredes inferiores a 2,50 m será difícil acomodar um sofá de três lugares, que têm em média 2,20 m de largura, e as mesas laterais (calcule mais 50 cm cada lado).

Dormitório: A menor cama de casal mede 1,38 x 1,88 m, o espaço mínimo para circular em volta é de 60 cm, portanto a largura mínima de um quarto deve ser de 2,60 m. Com essa largura, o armário de roupas, que tem pelo menos 60 cm de profundidade, terá de ficar à frente da cama, determinando a profundidade do dormitório em 3,10 m.

Conforto em quartos pequenos

E que largura deve ter o armário de roupas? Contabilize que cada adulto tenha ao menos dois metros para guardar suas coisas.

Área de serviço: Com um tanque de 50 cm, máquina de lavar com 70 cm, considerando os espaços laterais e mais um armário, ficaria com comprimento de 2 m e largura de 1,60.

Cozinha:
Com uma medida de 2,50 x 2,40 m dá para ter todos os equipamentos necessários, desde que tudo esteja muito bem planejado.

Sem aperto na cozinha
Equipe sua cozinha com R$ 600


Banheiro: É difícil precisar o mínimo. Depende muito do formato e da posição onde fica a porta, mas dá para perceber que um box de chuveiro menor que 80 x 100 cm é desconfortável de tomar banho. A bacia sanitária a menos de 15 cm da parede também fica apertada.

Mais espaço no banheiro
Ideias para renovar o banheiro
Banheiro renovado com até R$ 150

Garagem: Um carro pequeno mede aproximadamente 1,69 x 3,89 m. A dimensão mínima da vaga para esses modelos pode ser 2,20 x 4,50 m, o que deixa livre 55 cm para a abertura das portas e 61 cm para dividir entre a distância do carro até a parede e a frente.

Antes de fechar a compra do imóvel, verifique bem todas as dimensões, arrume uma trena e meça os seus móveis e os ambientes. Espaço é qualidade de vida.

Fui doutrinada pelo conceito “Less is more” (“menos é mais”), ditado por Mies van der Rohe, mas em se tratando de espaço, tem que ser na medida certa.


Para mais dicas de arquitetura:
Siga o Twitter do iG Delas
Curta o Delas no Facebook

Sobre o articulista

Mirna Zambrana - jbianchi@ig.com - Mirna Zambrana é formada em arquitetura e urbanismo pelo Mackenzie. Sócia de Aurélio Martinez Flores, tem vasta experiência em projetos residenciais e comerciais

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo