iG Delas

Colunistas

enhanced by Google
 

Mirna Zambrana

Construa e reforme com planejamento

Mirna Zambrana é formada em arquitetura e urbanismo pelo Mackenzie. Sócia de Aurélio Martinez Flores, tem vasta experiência em projetos residenciais e comerciais

Acerte na construção da casa do caseiro

Orientações básicas para ter uma casa de apoio funcional e aconchegante na fazenda

16/02/2012 06:58

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

Foto: Getty Images

Manter a uniformidade do projeto da casa do caseiro e da sede é desejável

Mesmo que não seja a construção mais importante em um sítio ou fazenda, por ser menor, a casa do caseiro é sempre a primeira a ser erguida no terreno, pois servirá de abrigo para os proprietários durante o período de obra da casa principal. Quando posicionada estrategicamente próxima ao acesso principal faz as vezes de recepção e portaria para a abertura da porteira e a orientação das visitas.

Em 50 m² de área dá para acomodar o programa básico: dois dormitórios, um banheiro, sala e cozinha, que pode ser aberta para a sala, aumentando a sensação de amplitude, e lavanderia. Os futuros habitantes, geralmente um casal, podem ou não ter filhos, mas é bom prever esse possível aumento da família. Um prolongamento do telhado forma uma varanda e não onera tanto a obra. Planeje uma boa visão da casa para a parte externa.

A iluminação externa deve ser suficiente para quebrar a escuridão dos arredores. Setorize criteriosamente os comandos de acendimento para não haver desperdício de energia. Existem situações que se faz necessário manter uma luminária externa acessa a noite toda. Pelo menos nessas peças opte por uma lâmpada LED, mais econômica.

Os revestimentos devem ser práticos para facilitar a manutenção, como pisos cerâmicos, por exemplo. Portas e janelas podem ser compradas com medidas padrão, disponíveis no mercado. Nas áreas molhadas (cozinha, banheiro e lavanderia) dá para utilizar o mesmo material do piso nas paredes. Isso se a cor for branca. Cores escuras nas paredes, além de exigirem mais luz artificial, visualmente diminuem os ambientes que nesses casos já são pequenos. Se optar por um piso mais escuro, o velho e bom azulejo branco de 15x15 cm é uma boa opção. Nas paredes, esses revestimentos podem ser aplicados apenas acima dos tampos de pias, tanques e lavatórios, ou seja, locais que recebam água ou respingos, e na frente do fogão para facilitar a limpeza da gordura do cozimento e frituras.

Quando for implantar a casa, tente voltar a área de serviço para o lado oposto da passagem de carros e pedestres, mas não se esqueça da orientação solar. Caso o varal fique visível para quem chega, levante um muro – que pode ser vasado – ou uma cerca viva, que esconda as roupas penduradas. E capriche no jardim. Uma pequena horta pode garantir temperos frescos e chás naturais.


Siga o iG Delas pelo Twiiter e assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades.


 

Sobre o articulista

Mirna Zambrana - jbianchi@ig.com - Mirna Zambrana é formada em arquitetura e urbanismo pelo Mackenzie. Sócia de Aurélio Martinez Flores, tem vasta experiência em projetos residenciais e comerciais

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo