iG Delas

Colunistas

enhanced by Google
 

Conselhos da Expert

Consultoras de eventos e casamentos

Posso pedir dinheiro no meu chá de panela?

Carla e Liana, da Wedding&Co., respondem às dúvidas das leitoras e ajudam você a planejar seu grande dia!

27/05/2009 08:15

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

Minha filha vai se casar dia 11/7 na igreja e estamos com um problema sobre o lugar das pessoas no altar. Eu e o pai dela somos divorciados. Ele se casou de novo, eu tenho um noivo americano que é tenor e que cantará a Ave Maria na hora da troca de alianças. É possível cada um ficar com seus respectivos pares no altar ou isso não fica bem? Minha filha diz que os pais somos nós, que não tem nada a ver ter meu noivo e a madrasta no altar. A situação para mim e para meu ex seria bastante desconfortável, justo porque cada um tem o seu companheiro. Respeito esse dia importante para minha filha e acho que posar para as fotos tudo bem, mas tenho cá meus receios com a nova mulher do meu ex-marido. Se fosse o caso de eu ficar no altar com meu noivo, como seria na hora que ele fosse cantar? No caso deles não ficarem no altar, os primeiros bancos da igreja é o lugar correto? Tenho muitas dúvidas, pois quando me casei com o pai dela foi só no civil e em casa.
Obrigada.
Abraços,
Paula Nascimento

Paula, a cerimônia de casamento tem, entre tantos significados, a união não só dos noivos como das famílias também. O ideal seria que vocês todos pudessem compartilhar desse momento da forma mais confortável possível. Já tivemos situações em que somente os pais ficaram no altar e os companheiros ficaram na primeira fila dos bancos da igreja. Outras em que os novos casais ficaram no altar, muito civilizadamente, como forma de prestigiar e integrar os novos companheiros à família. Em outra situação, os novos companheiros formaram um casal de padrinhos. Simpático também. Tente fazer uma opção que não melindre ninguém, assim todos aproveitarão o máximo!

****

Bom dia!
Gostaria de saber se é indelicado, no meu chá de panela, pedir aos convidados que os homens levem as bebidas e as mulheres a comida. E se eu pedir, ao invés de presentes de chá de panela, a contribuição em dinheiro, para que eu possa comprar os utensílios da mesma cor, do meu jeito?
Atenciosamente,
Natália

Natália, chá de panela é só para mulheres, chá bar para o casal. No seu caso, seria um chá bar. Os homens costumam levar bebidas para abastecer o bar do futuro casal e as mulheres, utensílios de cozinha. Achamos muito feio pedir dinheiro ao invés de presentes e também para os amigos levarem o que será servido na festa. Seria melhor que um casal de amigos oferecesse a festa, assim você se livra desse gasto. Quanto aos presentes, faça uma lista numa loja que aceite trocas.

 

Envie suas dúvidas para Liana e Carla pelo e-mail delas_noivas@ig.com.br

Sobre o articulista

Carla e Liana, da Wedding&Co - delas_noivas@ig.com.br - Elas respondem às dúvidas das leitoras e ajudam você a planejar seu grande dia!

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Nenhum comentário. Seja o primeiro.


    Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!




    *Campos obrigatórios

    "Seu comentário passará por moderação antes de ser publicado"

    Ver de novo