iG Delas

Colunistas

enhanced by Google
 

Christian Ullmann

Sustentável é pensar no futuro

Christian Ullmann é designer de produtos especialista em design para sustentabilidade. Sócio diretor da iT Projetos, tem trabalhos premiados na Itália, Argentina e Brasil

Mobilidade e conforto em casa

Bandejas de colo dão mais conforto na hora de usar equipamentos móveis dentro de casa

29/03/2011 15:55

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

A popularização de equipamentos eletrônicos para nos manter conectados com o mundo virtual recuperou um antigo produto, a bandeja de cama, antes usada apenas nos dias que ficávamos doentes ou quando queríamos preparar um café da manha especial.

Revisitada, ela passou a ser usada como apoio para notebooks, netbooks, e.books e tablets, possibilitando maior mobilidade dentro de casa sem perder o conforto. Multifuncional, os novos modelos, com almofadas na base e diferentes angulações também são úteis na hora de ler um livro, comer ou escrever largado no sofá.

Em São Paulo, o designer Fernando Cunha Lima criou a Banana Board, uma prancheta de MDF de 9 mm, revestida com couro sintético, com duas almofadas em tecido areado e enchimento com micro-pérolas de EPS na base. O fato das almofadas serem independentes, permite a ventilação natural e o conforto térmico, uma vez que a prancha protege as pernas do aquecimento do equipamento.

No Rio de Janeiro, a ex-Frenética Lidoka produz a Bandoca, inspirada em uma peça que conheceu no final dos anos 80, durante a visita a uma amiga que morava na Europa. “Era um objeto sem graça e sem design. Apenas uma tábua de Eucatex que tampava um saquinho de tecido contendo alguns poucas bolinhas de isopor. Mas a ideia era genial”, diz ela que após o término do grupo, no início dos 90, arriscou fazer uma para uso próprio. Prática e simpática, a peça virou objeto de desejo entre as amigas e, com o tempo, transformou-se em negócio.

Sem almofadinhas, mas com maior opção de inclinações, o suporte de madeira para notebooks fabricado pela Quality Teka, na cidade de Cáceres (Mato Grosso), é outra opção. Feita com madeira teca certificada, é a que mais se aproxima das clássicas bandejas de cama, mas sem perder o toque de modernidade.

E como diz Lidoka, use e abuse de sua bandeja. E quando descobrir um jeito diferente de usar, conte sua descoberta pra gente.

Serviço:

Banana Board
Fernando Cunha Lima
Tel: (11) 8780-6270

Bandoca da Lidoka
Tel: (21) 2213-0084 / 2213-0057

QualityTeka
Tel: (65) 3223-3730

 

Sobre o articulista

Christian Ullmann - jbianchi@ig.com - Christian Ullmann é designer de produtos especialista em design para sustentabilidade. Sócio diretor da iT Projetos, tem trabalhos premiados na Itália, Argentina e Brasil

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo