iG Delas

Colunistas

enhanced by Google
 

Christian Ullmann

Sustentável é pensar no futuro

Christian Ullmann é designer de produtos especialista em design para sustentabilidade. Sócio diretor da iT Projetos, tem trabalhos premiados na Itália, Argentina e Brasil

Faça você mesmo

Prática ajuda a reduzir o consumo e agregar valor às peças

07/06/2011 15:58

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

Quando tinha seis anos, lembro de meu pai fazendo um criado-mudo para mim. Foi um acontecimento. Quase quatro décadas depois fiz o mesmo com meu filho, que começou a trazer lição de casa e necessita de um espaço específico para isso.

Durante dois meses pensamos juntos como seria o móvel, fiz alguns desenhos, avaliamos e finalmente, com a ajuda de um serralheiro e um marceneiro do bairro produzimos uma mesa com alguns bolsos, uma cadeira e uma estante.

Foto: Divulgação

Peças da coleção XaT fazem parte da mostra Produtos Imperfeitos, Mobiliário Contemporâneo



Todo o processo de entender o que é necessário para uma criança de sete anos foi muito interessante e divertido.

Sei que escolhemos o caminho mais longo para obter os móveis e que, seguramente, em pouco tempo, ele vai querer um tablet ou outros aparelhos eletrônicos mais sofisticados. Mas a experiência já bastou, com Tomas acompanhando os diferentes passos da confecção.

A ideia produzir seus próprios objetos de uso é uma tendência internacional, sintonizada com o estilo de vida contemporâneo e engajado com as questões ambientais e sociais. Além disso, ajuda a reduzir o consumismo exagerado, criando, ainda, um envolvimento pessoal com as criações.
 

Foto: Divulgação Ampliar

Diferentes ideias ou conceitos relacionados à sustentabilidade também estão presentes na mostra

Produtos imperfeitos

As peças que fizemos deram origem à Coleção XaT, que faz parte da mostra “Produtos Imperfeitos, Mobiliário Contemporâneo”, que pode ser vista até meados de julho no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. Lá apresento os produtos desenvolvidos a partir de experiências e situações em que os materiais, a tradição e o comportamento são interpretados e traduzidos em produtos que buscam o menor impacto ambiental, associado a um maior e positivo impacto social.

Diferentes ideias ou conceitos relacionados à sustentabilidade também estão presentes: design em comunidades artesanais urbanas e rurais, inovação, desmontabilidade, desenvolvimento local, customização, segunda vida para materiais, faça você mesmo e novos conceitos de imperfeição.

Hoje, os designers já projetam com consciência de suas co-responsabilidades sociais, ambientais, culturais e éticas. Nossas escolhas de projeto e sugestões podem colaborar de forma significativa com a melhoria de qualidade da sociedade. O novo universo do design é desafiador e faz do cotidiano o extraordinário.

Uma nova fase de transformação está acontecendo: novos produtos, novos valores, novos cenários, onde o conceito do projeto, abrange a interação entre sociedade, produção, demandas reais e desenvolvimento local. É tornar o habitat inteiro mais sustentável. Este é o verdadeiro desafio desta segunda década do século 21.

Essa mudança de atitude também envolve os consumidores que assumem sua corresponsabilidade, e fazem diferença, achando alternativas e propondo prática de novos modelos de negócio. Ou mesmo voltando a recorrer a pequenos serviços de bairro, como marceneiros, serralheiros, costureiras etc.

No mundo todo, esse movimento é conhecido como “revolução do decrescimento”, que estimula a redução do consumo para que se tenha mais tempo para desenvolver outras formas de riqueza, como a amizade e o conhecimento, que não se esgotam ao serem usados.

Foto: Divulgação

A mudança de atitude também envolve os consumidores que assumem sua corresponsabilidade, e fazem diferença


Serviço:

Mostra “Produtos Imperfeitos, Mobiliário Contemporâneo
Local: Museu da Casa Brasileira
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 - São Paulo - SP
Tel: (11) 3032-3727
De terça a domingo, das 10h às 18h
Até 17 de julho de 2011
 

Sobre o articulista

Christian Ullmann - [email protected] - Christian Ullmann é designer de produtos especialista em design para sustentabilidade. Sócio diretor da iT Projetos, tem trabalhos premiados na Itália, Argentina e Brasil

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo