iG Delas

Colunistas

enhanced by Google
 

Christian Ullmann

Sustentável é pensar no futuro

Christian Ullmann é designer de produtos especialista em design para sustentabilidade. Sócio diretor da iT Projetos, tem trabalhos premiados na Itália, Argentina e Brasil

2011, Ano Internacional das Florestas

ONU promoverá ações de conscientização e estímulo à preservação das florestas ao longo deste ano

11/01/2011 15:55

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-

Foto: Getty Images Ampliar

2011 é o ano internacional das florestas

Com o objetivo de evidenciar o papel central das pessoas na sensibilização para a gestão sustentável, conservação e desenvolvimento sustentável de todos os tipos de florestas, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2011 como o Ano Internacional das Florestas. Nesse período serão realizadas ações para estimular e celebrar seu gerenciamento sustentável no mundo.

As florestas nativas prestam importantes serviços ao homem, abrigam pessoas e são habitat para a biodiversidade; são uma fonte de alimentos, remédios e água potável, e desempenham um papel vital para a manutenção da estabilidade no clima global e no meio ambiente.

Atualmente, as florestas:

- cobrem 31% de toda a parte terrestre do planeta, sendo que as primárias representam 36% da área total de florestas
- são o lar de 80% da nossa biodiversidade terrestre
- representam o meio de subsistência para de mais de 1,6 bilhão de pessoas
- abrigam cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo

Em 2004, o comércio de produtos florestais foi estimado em US$ 327 bilhões. Isso porque apenas 30% das florestas são usadas para a produção de produtos madeireiros e não madeireiros.

A resolução adotada pela ONU reafirma o compromisso da declaração de princípios para um consenso global sobre manejo, conservação e desenvolvimento sustentável de todos os tipos de florestas e da agenda 21, aprovada na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Isso ressalta a necessidade de lidar com a complexidade da floresta de forma sustentável, tendo em vista seus frágeis ecossistemas, para contribuir significativamente para o desenvolvimento e a erradicação da pobreza das gerações atuais e futuras.

Em função da realidade atual, governos, instituições, empresas e cidadãos temos que nos apropriar destes dados para proteger e melhorar as características do que resta das florestas no Brasil.

Como cidadãos podemos colaborar de uma forma muito simples: visitando, conhecendo, valorizando e cobrando dos nossos governantes maior fiscalização, fortalecimento das unidades de conservação, criação de novas áreas protegidas, e protegendo nossas matas nativas.

No site da ONU é possível encontrar informações sobre os eventos que serão realizados ao longo do ano, bem como as ferramentas da web e recursos interativos para promover o diálogo sobre as florestas.


 

Sobre o articulista

Christian Ullmann - jbianchi@ig.com - Christian Ullmann é designer de produtos especialista em design para sustentabilidade. Sócio diretor da iT Projetos, tem trabalhos premiados na Itália, Argentina e Brasil

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo