O verão ainda não chegou, mas o sol já tem aparecido com bastante intensidade e frequência. Daí, surgem queimaduras de pele, bolhas, vermelhidão e várias coisinhas que não combinam com um corpo bronzeado . E i sso não acontece apenas com as peles mais claras, mas muitas vezes, quem tem peles mais escuras, maltrata demais a pele na tentiva de chegar à cor do verão.
Leia também: Pele bronzeada e saudável - saiba mais sobre os alimentos fotoprotetores
Confesso que não sou daquelas pessoas que “pega cor” fácil, só mesmo a vermelha, por isso, ao longo dos anos e depois de muitos experimentos, aprendi a preparar a minha pele e me expor ao sol sem medo ... Ah, e o melhor, ainda ganho uma corzinha, mesmo que de leve, mais saudável e com o tom bronzeado e não mais como um tomate.
Por isso, com dicas de alguns especialistas e testando na minha própria pele, indico esses 6 passos pra você arrasar no bronze.
Passo 1: Esfolie sua pele
Para uma cor uniforme, antes de tomar sol é fundamental que sua pele esteja limpa, livre de impurezas e sem células mortas. Para isso, nada substituí uma boa esfoliação corporal e facial.
Mas lembre que, esse processo não é diário, e, sim, semanal, para o corpo, e mensal para o rosto. Assim você evita machucar ou sensibilizar sua pele. E vale também chamar atenção para as áreas mais ásperas do corpo, como cotovelos e joelhos. Então capriche!
Leia também: Aprenda receitinhas para acabar com espinhas
Passo 2: Hidrate sua pele
Como sempre digo aqui, pele hidratada é tudo nessa vida! Para uma maquiagem impecável, hidrate-a. Para a exposição ao sol, hidrate-a ainda mais.
Pele hidratada, resulta em uma cor saudável e uma pele uniforme, sem aspecto de casca de laranja ressecada. Ah, também evita a descamação, ou seja, sol na medida certa, com a pele hidratada, não descasca.
Procure o hidratante ideal para o seu tipo de pele, tanto facial, quanto corporal, e mande ver!
Passo 3: Depilação em dia
A ordem é: depilação e depois sol. Se fizer o oposto, perde a cor e castiga a pele.
Uma boa depilação garante a uniformidade do bronzeado, mas se você optou por depilação a laser ou fotodepilação, garanta o intervalo necessário antes de se expor ao sol.
Leia também: 3 dicas de beleza para fazermos enquanto dormimos
Passo 4: Alimentação
Essa eu uso e abuso mesmo! É só o sol aparecer, que eu já corro para a feira e garanto alguns alimentos ricos em betacaroteno, como cenoura, vegetais de folhas verdes, cítricos, damasco, cereja, melão e pêssego. Alimentos como esses, são excelentes aliados ao bronzeado da pele de forma mais eficiente.
Passo 5: Proteção solar
Não pense que o uso do filtro impedirá que você alcance resultados incríveis no bronze. Pelo contrário, isso apenas evita o envelhecimento precoce da pele, vermelhidão e queimaduras mais graves. Você até pode buscar uma ajudinha de um bronzer para dar aquele efeito dourado, mas eles devem ser usados em conjunto. E isso não só para peles claras, como para todos os tons.
Passo 6: Suplementação
Se a alimentação não for ainda suficiente, existem suplementos de betacaroteno, que ajudam a aumentar a defesa natural da pele contra os raios UV e melhoram a habilidade do corpo em se bronzear. Outra ideia seria tomar vitamina A, que é a substância em que o próprio betacaroteno é convertido no corpo, possuindo assim os mesmos benefícios - de conter os efeitos dos radicais livres em nosso corpo e melhorar nossa pele, cabelo e unhas.
Agora se pintou aquela super necessidade de um bronze, as opções de bronze a jato ou auto-bronzeadores podem ser bons aliados, desde que você escolha um local bacana, ou produtos que não deixem a pele manchada e, sim, uniforme, e ainda, faça a preparação adequada. Se não, o resultado pode ficar catastrófico.
Com esses 6 passos, seu bronzeado está garantido e sua pele estará protegida, linda e na cor do pecado. Quer saber mais sobre Estilo Descomplicado? Então acompanhe a coluna de Cacá Filippini, aqui.