Brasil anfitrião: uma nação construída ao redor da mesa

A coluna Beluquices de Casa fala sobre o livro que apresenta o leitor aos cantos do país. A previsão de lançamento é 2021.

A mesa sempre intermediou as grandes decisões da humanidade. Os acordos políticos, as guerras, as mudanças econômicas, as alianças, tudo isso reuniu pessoas ao redor da mesa. Essa é a premissa do livro Brasil Anfitrião, que traz sete especialistas de diferente áreas do saber, com o intuito de apresentar ao leitor um Brasil visto por outros ângulos.

Sete especialistas de diferente áreas do saber, apresentam um Brasil visto por outros ângulos.
Foto: Reprodução
Sete especialistas de diferente áreas do saber, apresentam um Brasil visto por outros ângulos.


Trata-se do olhar de profissionais conectados através dos conceitos de hospitalidade, bem-receber e comportamento humano. A ideia é abordar desdobramentos da construção do Brasil através da história, da moda, da arquitetura, da música, da etiqueta, do turismo e da gastronomia, aplicando-se tanto na esfera social quanto na corporativa.

O livro apresenta um entendimento histórico-social e também de aplicação prática a respeito dessa identidade anfitriã e hospitaleira que é tão característica no Brasil.

Ao considerar o “novo normal” e o que poderá ser a vida pós pandemia, o livro trás também um pequeno guia prático de cada especialista, moldado dentro da cultura e realidade brasileira, para tornar a vida e o trabalho mais leve, o que nos permite continuar construindo o Brasil que tanto queremos.

A previsão é o que livro seja lançado no primeiro semestre de 2021. Participam do projeto:

Você viu?

Ana Takahashi-  Historiadora e Mestra em História Social. Traz uma nova visão em como fazer com que o indivíduo apropria-se de suas origens históricas e costumes, enquanto sociedade, como um exercício de compreensão do seu papel nos dias de hoje.

Camila Costa - Consultora e educadora em etiqueta social e corporativa.Com experiência nacional e internacional. Formada em teologia, tem como objetivo trazer para etiqueta um olhar antropológico e contemporâneo para a cultura brasileira.

Dani Gomes-  Chef, consultora e educadora em gastronomia. Defende a cozinha, não só como espaço para nutrição física, mas também nutrição de relacionamento. Objetiva uma nova visão da culinária, como uma atividade leve e descomplicada que entre tantos benefícios, inclusive auxilia na terapia contra a depressão, pois desperta a autoconfiança, autoestima e superação de desafios.

Eliane Diniz- Turismóloga, empresária, consultora em hospitalidade empresarial. Entende que ao servir pessoas, caminha-se diretamente para o sucesso.

Miriam Dias- Arquiteta e Urbanista, Especialista em Comunicação Empresarial, Especialista em Arquitetura de Interiores, Mestre em Ambiente Construído.Em busca de uma arquitetura que gere bem estar e traga transformação à todas as camadas da sociedade.

Rodrigo Spnellia- Arquiteto e Músico (pianista), especialista em Acústica Arquitetônica. Mestrando em Paisagem Sonora, Memória e Cultura, com enfoque em acústica de salas históricas destinadas à performance musical. Pesquisador em Paisagem Sonora Histórica e Arqueologia Acústica. Sua atuação profissional objetiva a conscientização para importância da percepção auditiva na criação de espaços mais confortáveis e eficientes.

Thiara Amorim- Personal Stylist, Consultora de Estilo e Imagem. Atua no ambiente empresarial  para o varejo e atacado de moda. Tem como princípio de trabalho o autoconhecimento de forma que o indivíduo ou marca floresça em sua melhor versão.