Mesa posta: Dicas para celebrar o Dia de Ação de Graças no Brasil

A colunista Isabela Azevedo dá dicas de como receber amigos para uma festa do Dia de Ação de Graças, tradicional evento americano

Já ouviram falar no Dia de Ação de Graças ? Conhecido em inglês como Thanksgiving, trata-se de um feriado celebrado principalmente nos Estados Unidos, com o propósito de agradecer pelos bons acontecimentos ocorridos ao longo do ano.

Leia também: Regras de etiqueta - Beluquices entrevista Camila Costa

Foto: Reprodução
O peru é um dos principais pratos servidos no almoço do Dia de Ação de Graças

Historicamente, a celebração teve origem no século XVII, quandos os Estados Unidos ainda eram colônia da Inglaterra. Em comemoração às boas colheitas realizada ao longo do ano, os ingleses e nativos da região promoviam uma festividade em que eram servidos banquetes, incluindo milho, peru e batatas.

As festividades continuaram a ser realizadas mesmo após a independência dos Estados Unidos. Em 1863 o presidente Abraham Lincoln instituiu a quarta quinta feira de novembro como o Dia Nacional da Ação de Graças.

Um dos principais objetivos da festividade é celebrar a compaixão e a gratidão . As famílias se reúnem em torno da mesa para comemorar as conquistas ocorridas ao longo do ano. Trata-se de um dia “oficial” para realizar uma ação que pode ser repetida em outras ocasiões: reunir a familia em torno da mesa, valorizar o momento da refeição.

Leia também: Guia básico da mesa posta - como usar os pratos?

Você viu?

O ato de sentar-se à mesa, fazer refeições na companhia de familiares ou amigos, é um hábito saudável e prazeroso. É a ocasião em que podemos presentear o outro com algo muito especial nos dias de hoje: o tempo. Tempo real, sem celular e outras distrações, verdadeiramente vivido. Conversar sobre o que aconteceu no trabalho do companheiro ou na escola dos filhos. Isso fortalece vínculos familiares. Os resultados são surpreendentes.

Foto: Reprodução
Mesa decorada com abóboras, um dos símbolos da época.

O Dia de Ação de Graças fortalece este hábito e também estimula o exercício da gratidão. Nas palavras de Marcia Luz, a gratidão denomina-se pelo entendimento de ser grato a algo que a vida nos dá, sendo bom ou ruim.

Que tal incluir essa celebração na sua rotina? Não só na quarta quinta-feira de novembro, mas mensalmente, semanalmente, o que for melhor para você.

Ah, e se sua intenção for celebrar o Dia de Ação de Graças no estilo norte-americano vão aí, algumas dicas:

  • Os pratos típicos servidos por lá são: peru, purê de batata doce,  torta de nozes, maças, milho e molho cranberry. Invista em receitas usando esses insumos.
  • Na decoração da mesa, aposte em tons terrosos como laranja, amarelo e marrom, característicos da data. Use também como elementos para composição da mesa as folhagens secas e as abóboras.

Leia também: Dicas para receber em casa - noite da pizza

E aí, se animou para celebrar o Dia de Ação de Graças  também?