O evento aconteceu no sábado (24) em São Paulo e emocionou a todos com a presença da homenageada mâitre Neyde Rossi

“Dança é arte, dança é vida, é uma união plena do corpo e da alma, cuja total dedicação explora os limites da natureza humana”, diz Mâitre Neyde Rossi, homenageada da segunda edição do "Mestres da Dança". E é com essa citamos que começamos a matéria para falar da emoção e do aprendizado deste evento. 

A mâitre Neyde Rossi com alunos no Mestres da Dança
Divulgação
A mâitre Neyde Rossi com alunos no Mestres da Dança


A segunda edição do "Mestres da Dança" aconteceu no sábado (24), no Espaço 10x21, na capital paulista. O projeto, que tem apoio do nosso parceiro, o Blog Tutu4Love, e também de As Flavias, teve uma linda homenagem para a nossa querida Dona Neyde, como é carinhosamente chamada por todos,  ao som do pianista Graham Dickson.

Leia também: Primeira edição do Mestres da Dança agita São Paulo e faz homenagem a Ady Addor

Detalhes do evento

Na ampla sala do espaço reservado para o " Mestres da Dança ", todos os lugares na barra de balé foram preenchidos novamente por bailarinos e professores das melhores Escolas de Ballet de São Paulo. A emoção tomou conta de alunos e principalmente de ex-alunos ao reencontrar Dona Neyde. Jovens bailarinos, ali pela primeira vez, também demonstraram um imenso carinho e respeito a sua trajetória. 

As mâtries Ady Addor, já homenageada no Mestres da Dança, e Dona Neyde Rossi
Divulgação
As mâtries Ady Addor, já homenageada no Mestres da Dança, e Dona Neyde Rossi

A mâitre é sempre lembrada pela maneira única de transmitir os micuins técnicas do balé através de analogias inesquecíveis, isso sem falar em sua vitalidade na demonstração dos passos, postura e energia. Neyde Rossi é daqueles mestres que não se sentam durante a aula, ela caminha por toda a sala inúmeras vezes analisando o desempenho de cada um. 

Logo após a aula, o evento contou com bate-papo acompanhado de outras mestras de grande importância para a dança como Ady Addor (homenageada na primeira edição do Mestres), Yoko Okada e Ruth Rachou. Neyde relembrou suas histórias, primeiros professores, métodos que estudou e lições inesquecíveis com profissionais como Maria Olenewa, Ismael Guiser e Tatiana Leskova.

Balé adulto

Esse também foi um dos temas na conversa, que falou sobre o ensino dele nos tempos atuais. Neyde Rossi então citou a importância da introdução do método da Royal Academy que trouxe um controle de qualidade, “um norte” para as Escolas no país. 

Leia também: Busca pela perfeição: como os bailarinos podem ser influenciados pela internet?

“Muitos alunos em algum momento por consequências da vida tiveram de parar, mas quem fez balé uma vez na vida, dificilmente vai gostar de fazer apenas uma ginástica. É como eu sempre falo, o bailarino trabalha o corpo e a alma, é aí está a diferença das outras atividades”, ressalta a mâitre que há mais de 40 anos dedica-se ao ensino da arte do balé. 

Dona Neyde Rossi e Milena Pontes, diretora do Blog especializado em  balé Tutu4Love e nosso parceiro
Divulgação
Dona Neyde Rossi e Milena Pontes, diretora do Blog especializado em balé Tutu4Love e nosso parceiro

“Acho muito bom quem não consegue se libertar desse vício que é o balé e continua, mesmo sem a pretensão de ser tornar profissional, mas o que não pode acontecer é entrar na sala e não ser exigente. Dentro das nossas condições, devemos fazer sempre o nosso melhor. Quando eu entro na sala de aula eu não pergunto o que cada um quer ser, eu ensino ballet e ponto final”, finaliza ela, que é mâitre convidada de grandes companhias no Brasil como o Balé da Cidade de São Paulo, Cisne Negro Cia de Dança, Cia de Dança Deborah Colker e Netherlands II e hoje leciona em várias Escolas e ministra cursos de formação para professores de balé.

Para encerar a manhã cheia de emoções e momentos de devoção a arte, contamos com a apresentação das alunas de Ana Maria Campos, recém chegadas do importante Festival XIII Moscow Ballet Competition. Deborah Simonian, Ximena Aragon, Rafaela Henrique e Julie Pinheiro encantaram a todos. “Foi um deslumbre, emocionante e todos estão ansiosos pela próxima edição. Esse Projeto está se mostrando a cada edição mais especial”, ressalta Milena Pontes, diretora do Blog Tutu4Love. 

A terceira edição do projeto Mestres da Dança já está marcada para o dia 05 de agosto e terá como convidada a mestre Yvonne Meyer. Será a primeira vez dela no Brasil para este tipo de evento. Estamos todos ansiosos e a nossa coluna estará lá para acompanhar tudo novamente. E para saber mais sobre balé e o universo da dança, acompanhe a coluna As Flávias no iG

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.