A moda inspirada na dança está em alta, e a nossa coluna foi atrás de ideias de quem entende do assunto para mostrar um pouco mais dessa tendência
A dança inspira a todos, até mesmo aos não praticantes da arte, e também a estilistas internacionais como Valentino, que criou uma linda coleção totalmente inspirada em roupas de balé. Das salas de aula para as ruas, essa tendência está conquistando a confiança das mulheres, afinal de contas quem não quer se sentir uma bailarina não é mesmo!?
Leia também: AeroPilates aumenta resistência, dá flexibilidade e define corpo; conheça

A nossa coluna conversou com a consultora de imagem e estilo Rita Heróína e ela nos deu dicas valiosas de como usar peças e looks lindos inspirados nas roupas de balé e nesse universo tão lúdico e encantador.
Estilo poético
Segundo a especialista em moda, essa tendência remete um ar de calmaria. "Considerando a situação atual que vivemos, de um mundo agitado, rápido e líquido, usar peças do balé e da dança tranquiliza e emociona tanto quem veste essa trend como quem vê pessoas vestidas assim. Acho pura poesia", analisa Rita. "Assim como a Pantone escolheu em 2017 o verde para acalmar a era tecnológica que vivemos, sinto que a inspiração traz leveza e nos ajuda a levar a vida de maneira tranquila e solta", completa.
Para Rita, esse clima é transmitido pela leveza de plissados, babados e tulês, tão comuns às vestimentas do balé e que também cabem perfeitamente nas peças usadas no dia a dia.
Leia também: Confira 13 filmes de dança para você se divertir
Dicas práticas

Para começar essa ideia de levar a vestimenta da sala de aula para a rua, a especialista, certificada pela Image Resorse Center Of New York, por Dominique Isbecque e membro da AICI nos Estados Unidos, dá dicas de como usar o body .
“Eu sou uma apaixonada por essa peça, renda e transparência. Uso body com tela transparente no decote e saia longas e fluídas. Acho sexy, leve e confortável", detalha.
Outra peça que pode virar um curinga no guarda-roupa e tem tudo a ver com dança é a saia plissada . Segundo Rita, uma peça dessa nas cores preta ou cinza é atemporal e combina com qalquer estação. "No frio, você usa com camadas de peças fazendo sobreposições, com suéter, ou blusa de gola alta e trenchcoat por cima. Arremate o visual com uma bota. No verão, a saia plissada vai com t-shirt e rasteirinha, não tem erro".
Rita diz que já aderiu a essa moda. "Agora que o tempo esfriou, estou curtindo muito usar saia longa plissada com suéter quentinho de cashmere".

Ainda há a saia godê ou de tule , também versátil e que traz um ar romântico à produção. "É o tipo de peça que valoriza quem tem o tipo de corpo retangular, sem muitas curvas, porque cria a ilusão de cintura e valoriza os quadris", explica Rita. "Entretanto, essa é apenas uma ideia e não quer dizer que quem tem curvas ou um corpo mais cheinho não possa usar", completa.
Para um visual mais harmonioso, a sugestão de Rita é, ao usar uma peça volumosa na parte dos quadris, buscar equilíbrio aumentando os ombros. Para isso, escolha peças com listas horizontais, que podem ser grandes, para a parte de cima do look. Outra ideia é brincar com as cores, colocando tons mais escuros na parte inferior e os mais claros em cima.
Aproveite agora todas essas dicas incríveis para levar as roupas de balé das salas de aula para as ruas e siga a coluna As Flávias no iG para saber tudo sobre o universo da dança.