O pilates aéreo tem conquistado cada vez mais adeptos e traz diversos benefícios para a mente e para o corpo

Essa semana vamos falar um pouco do AeroPilates. Conversamos com a fisioterapeuta Renata Abate, onde ela fala sobre a diferença do Pilates e do Aeropilates e seus benefícios. Ela dá cursos em todo o Brasil ao lado de sua parceira Fernanda Macum, além de comandar um estúdio na Vila Mascote/Morumbi, em São Paulo.

Leia também: Tudo o que quem pratica dança precisa saber para se manter hidratado

Renata Abate é professora de Aeropilates
Divulgação
Renata Abate é professora de Aeropilates


Confira a entrevista super bacana que fizemos com a Renata e AeroPilates e veja todos os detalhes dessa modalidade: 

As Flavias: Fale um pouco de você, da sua história com o Pilates

Renata Abate: Após concluir minha pós-graduação, decidi realizar o curso de formação no método Pilates pois já tinha realizado uma aula e me identificado muito com a técnica. Logo após concluir o curso comecei a trabalhar em um studio no bairro de Perdizes. Trabalhei lá durante 4 anos até resolver abrir o meu próprio studio de Pilates na Vila Mascote. Durante essa transição conheci o AeroPilates, abri uma empresa de cursos com minha antiga chefe, viramos sócias e passamos a ministrar cursos de formação e workshops em AeroPilates para instrutores de Pilates.

As Flavias : Qual a sua formação?

Renata Abate: Sou fisioterapeuta graduada na Umesp e pós-graduada em ortopedia na Unifesp e fisioterapia hospitalar no Einstein e especialista em Pilates e AeroPilates além de outros cursos na área.

As Flavias: Quais os benefícios do Pilates?

Renata Abate: Os benefícios do Pilates são inúmeros. Os principais são: 

  • Aumento da Resistência Física e Mental
  • Aumento da Flexibilidade
  • Melhora a postura e Corrige Problemas Posturais
  • Aumento da Concentração
  • Tonifica a Musculatura
  • Melhora a Coordenação Motora e consciência corporal
  • Alivia Dores Musculares
  • Ajuda a Melhorar a Respiração
  • Auxilia a Prevenção Contra a osteoporose 
  • Promove Relaxamento

As Flavias: Como surgiu a ideia do Aeropilates?

Renata Abate: Após realizar um curso de Pilates Aéreo junto com a Fernanda Marcun, percebemos que possuíamos uma ferramenta (columpio) incrível nas mãos para inserir nas aulas de Pilates, porém essa formação que tivemos era completamente voltada para a Yoga e pouco possuía da metodologia do Pilates. Então, resolvemos adaptar e criar o AeroPilates Fit Prime. Após um tempo aplicando em nossos alunos e observando seus benefícios, criamos o curso de AeroPilates para instrutores com formava no método clássico.

As Flavias: Qual a diferença do Pilates e do Aeropilates?

Renata Abate: Os princípios básicos do Pilates são respeitados em todos os movimentos do AeroPilates, tais como, a respiração controlada, o abdome contraído o tempo todo, a fluidez, o controle do movimento e o alinhamento da coluna. Muitos dos exercícios desenvolvidos nos aparelhos e no solo tradicionais do Pilates são praticados de maneira similar no columpio, trabalhando praticamente os mesmos músculos. Ocorre que os exercícios em suspensão exigem um maior controle corporal e muito equilíbrio por parte do aluno que precisa manter a concentração e a coordenação o tempo todo. A instabilidade do aparelho acusa qualquer desvio fora do padrão de exercício proposto. Posso afirmar que o AeroPilates pode ser muito mais desafiador. Sua prática é feita em tecido resistente, leve e respirável. Os exercícios são realizados em um equipamento inicialmente desenvolvido na Europa, mais especificamente na Itália e na Espanha, também conhecido por “columpio”. Formado por um balanço grande e 3 pares de alças de cada lado, o columpio é instalado no teto e fica suspenso do chão para a realização dos exercícios. Os exercícios suspensos no formato circense também atuam de forma lúdica no alívio de articulações, descomprimindo a coluna vertebral e alinhando todo o corpo; além da melhoria da circulação sanguínea e linfática, diminuição do stress e consequentemente diminuição de quadros de insônia. 

As Flavias: Muitas pessoas dão Aeropilates no Brasil?

Renata Abate:  A modalidade vem crescendo muito nos últimos anos. Há 3 anos era difícil encontrar um studio para praticar, hoje já está presente em quase todas as cidades do Brasil.

As Flavias: O Pilates para o bailarino é muito importante, para o profissional é indispensável. Qual a sua opinião sobre isso? Essa modalidade também atende profissionais de dança?

Renata Abate: Os principais benefícios do AeroPilates são o aumento do controle motor proporcionando melhora da consciência corporal e equilíbrio. Esses são benefícios importantíssimos para os bailarinos, exigidos o tempo inteiro durante suas coreografias, beirando a perfeição na execução de seus movimentos. Por isso o AeroPilates é um ótimo aliado para tornar o profissional de dança mais completo e também para prevenir lesões, tornando seu corpo mais equilibrado, flexível e forte. Atendemos muitos profissionais de dança, tanto para potencializar sua performance dentro da dança quanto para tratar e prevenir lesões causadas em sua profissão.

As Flavias: Como funciona o seu trabalho em estúdio?

Renata Abate: As aulas no meu estudio de Pilates são ministradas por fisioterapeutas e possuem duração de 55 minutos. Os alunos podem optar por praticar 1, 2 ou 3 vezes na semana dependendo do seu nível e objetivo. A aula engloba todas as modalidades do Pilates (clássico, funcional e AeroPilates), o professor vai personalizando a aula de acordo com os objetivos de cada aluno. Oferecemos uma aula experimental gratuita para quem quiser conhecer melhor nosso trabalho.
www.aeropilatescursos.com

As Flavias: Quais os diferenciais?

Renata Abate: As aulas são no máximo com 2 alunos por fisioterapeuta, tornando a aula personalizada para cada aluno. Possuímos salas climatizadas e estacionamento no local.

Leia também: Ballet Fly: conheça essa modalidade de dança nas alturas

As Flavias: Você costuma dar cursos em outros Estados?

Renata Abate: Sim. Já ministramos cursos em quase todos os Estados do Brasil e no início de 2017 iremos ministrar um curso em Portugal.

As Flavias – Para quem quer fazer, quais conselhos você dá?

Renata Abate: Aconselho procurar um estudio sério, com profissionais capacitadas, que possuam um bom curso de formação e principalmente que passem segurança e confiança para o aluno. Pesquise, se informe, faça aulas experimentais e escolha o local que você mais se identifique e confie para cuidar do seu corpo e da sua saúde.

As Flavias: Todo mundo pode fazer?

Renata Abate: Sim, não existem contra indicações absolutas. O que irá mudar são os exercícios que serão direcionados para cada aluno. Não há restrição de idade para o AeroPilates, lembrando apenas que existe a recomendação de idade mínima de 4/5 anos para o início e as limitações corporais de cada aluno. Para os idosos é muito interessante pois trabalha muito o equilíbrio, tornando essa pratica muito vantajosa para eles. No entanto, as posturas invertidas devem ser evitadas em pessoas com problemas cardíacos ou de pressão (não controlada), descolamento de retina, crises de labirintite e por gestantes. Lembrando que essas contra-indicações são relativas, pois são apenas em relação as posturas invertidas. Quer saber mais sobre dança? Acompanhe a coluna As Flavias   no iG Delas.

    Leia tudo sobre: instaig
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.