A dança não deixa de ser um tipo de atividade física e, sendo assim, é necessário que a pessoa que pratica se mantenha hidratada da forma correta

Collant, meia, sapatilha e garrafinha de água. Como deve ser a hidratação durante a sua aula de dança? Essa é uma questão cujo a resposta pode variar muito de acordo com os professores e regras de cada escola. Existem professores que não permitem garrafinhas de água dentro da sala, outros sim, mas só deixam o aluno beber água entre os exercício quando finalizados. Mas nutricionalmente falando, o que bailarinos/dançarinos dentro dos mais variados níveis precisam saber sobre a hidratação?

Leia também: Coluna recebe homenagem na Câmara Municipal de São Paulo

A dança não deixa de ser um tipo de atividade física e, portanto, quem pratica deve se manter hidratado
Divulgação
A dança não deixa de ser um tipo de atividade física e, portanto, quem pratica deve se manter hidratado

ma aula de dança ou ballet ocorre uma expressiva atividade músculo-esquelética, gerando gasto energético e aumento de calor corporal, logo, para abordar este assunto, vamos considerar os aspectos que fazem do ballet clássico, por exemplo, uma modalidade esportiva. As aulas normalmente realizadas em salas fechadas e o tipo de vestimenta utilizada durante a prática da atividade física, favorecem a perda de líquidos corporais por meio da suodorese e o compromete nosso estado de hidratação e repercuti em um menor desempenho, além de danos à saúde", explica a nutricionista e bailarina Viviane Rocha.

Em parceria com o blog "Tutu4 Love" e com Viviane, elaboramos orientações e dicas para quem quem pratica dança e precisa se manter hidratado; confira:

Benefícios da hidratação

Prevenção e  auxilio na cura de lesões

Você sabia que a água pode ajudar na prevenção e na cura de ferimentos? Pesquisas feitas com bailarinos descobriram que apenas aumentando seu consumo de água podem reduzir as lesões ou se curarem mais rápido. Como auxiliar, a água na circulação sanguínea varre as toxinas para longe da área lesionada podendo acelerar a cicatrização, reduzir a inflamação por esforços excessivos ou lesão e renovar nossos músculos.

Digestão e desintoxicação

A água é necessária para que nosso corpo possa digerir e absorver vitaminas e nutrientes. Também desintoxica o fígado e os rins, e leva embora os resíduos do corpo. A água também é um fator chave na digestão. Fibra por si só não pode ajudar a função digestiva adequada. Na verdade, sem água, apenas consumir fibras pode causar prisão de ventre e inchaço.

Manter um peso saudável

A água não só ajuda a desintoxicar e purificar o corpo, mas auxilia significativamente na perda e controle de peso, bem como a saúde da pele. Nós não só queremos dançar bem, mas como artistas, todos sabemos que é importante ter um peso saudável. A água é um supressor natural do apetite, de modo a desenvolver o bom hábito de beber água pode ser uma ajuda a longo prazo para alcançar e manter um peso saudável, isto não significa que podemos substituir as refeições por água.

Atenção: É importante ressaltar que líquido em quantidade excessiva pode te deixar com náuseas e mal-estar.

Aumento da energia e concentração

Se você está desidratado, seu sangue é literalmente mais grosso e seu corpo tem que trabalhar muito mais para fazer com que ele circule. Como resultado, o cérebro se torna menos ativo, é difícil concentrar-se seu corpo se sente cansado. Ao sair cansado depois da aula de dança, o que é absolutamente normal, experimente uma rápida recuperação ao beber água.

Certifique-se de beber entre as classes não só por sede, mas manter o corpo em alerta e a mente e ativa. Consumo de água adequada pode melhorar a sua energia, aumentar o seu desempenho físico, aumentar a sua agilidade mental e concentração, eliminar toxinas e resíduos, manter a pele saudável, e reduzir dores de cabeça e tonturas.

Leia também: Primero workshop de dança moderna da coluna é um sucesso; veja como foi

Orientações

Para aulas/ensaios que ultrapassam 1 hora:

Em atividades que ultrapassem 60 minutos, o ideal seria a utilização de repositores hidroeletrolíticos, pois oferecem uma quantidade adequada de água, açúcares e eletrólitos e sódio. Essas bebidas também chamadas de isotônicas tem um ph bem próximo ao do corpo humano aumentando a velocidade de absorção pelo organismo.

Aulas e ensaios que ultrapassem 2 horas

Antes,  recomenda-se fazer a ingestão de 500ml de água ou isotônico 2 horas antes de praticar a atividade. E aproximadamente 250ml meia hora antes. Durante a dança, se possível, deve-se ingerir aproximadamente 100ml de água ou isotônico a cada 20 minutos. Após a atividade, a pessoa deve se hidratar com alguma bebida isotônica. Quer saber mais sobre dança? Acompanhe As Flávias  no iG Delas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.