Pelas mãos da bailarina Priscilla Yokoi e da vereadora Edir Sales, a coluna receberá uma homenagem pelo espaço dedicado 100% a dança no Dia Municipal do Balé Clássico. Leia mais sobre essa homenagem

O mês de abril é sempre muito especial para o público da dança , pois é celebrado no dia 24 o Dia Municipal do Balé Clássico desde o ano de 2012 na capital paulista, dia criado pela bailarina Priscilla Yokoi em parceria com a vereadora Edir Sales como uma homenagem a essa arte. Além disso, no dia 29, o Dia Internacional da Dança é comemorado na sequência.

Flávia Viana, uma das autoras da coluna que receberá a homenagem, ao lado da bailarina Priscilla Yokoi e Lilian Marrul
Divulgação
Flávia Viana, uma das autoras da coluna que receberá a homenagem, ao lado da bailarina Priscilla Yokoi e Lilian Marrul


Para todos que fazem parte e se dedicam a essa arte tão apaixonante são dias bastante especiais. Com isso, no dia 24 de abril, a Coluna As Flavias  receberá uma homenagem na Câmara Municipal de São Paulo por dedicar um espaço 100% a dança.

“Um dia em uma conversa informal com a vereadora que me acompanha desde criança contei um pouco para ela do meu interesse em criar esse dia para comemorarmos com outras pessoas da classe as vitórias que temos alcançado em um país que não valoriza a nossa arte como achamos que deveria, em especial o balé clássico. Ela adorou a ideia e o projeto foi criado e aprovado”, explica a bailarina Priscilla Yokoi.

Leia também: Primero workshop de dança moderna da coluna é um sucesso; veja como foi

Segundo ela, o maior objetivo desse dia é unir o maior número de pessoas da dança e do balé para que possa fortalecer essa arte e “levantar” uma nova geração de bailarinos estruturados e um público com uma melhor educação cultural.

“Na época, eu estava um pouco “desanimada” com o balé, por sempre ter que investir, investir e ver que no meu país o retorno não era compatível com as minhas expectativas, porque em todos os lugares que dancei no mundo a valorização sempre foi palpável e visível, e estamos “lutando” muito e mudando esse cenário no Brasil”, comenta Yokoi.

Priscilla Yokoi no palco com 'Lago dos Cisnes'
Divulgação
Priscilla Yokoi no palco com 'Lago dos Cisnes'


Esse ano serão homenageados na Câmara Municipal de São Paulo o secretário de cultura André Sturm, Inês Bogèa, Aracy Evans, Maria Pia Finocchio, Luciana Martins, Escolas em destaque na cidade de São Paulo e a coluna As Flavias. “Será muito especial homenagear a Flavia Goldstein e a Viana, pois elas tem feito muito importante para a nossa arte e a dança, desejo que isso cresça cada dia mais”, diz Priscilla.

A parceria dela com a vereadora vem de algum tempo, até mesmo por ela conhecê-la desde muito pequena já fazendo balé, pois a bailarina iniciou seus estudos na dança aos dois anos de idade. “A Edir me acompanha desde o início de minha carreira, sempre viu os meus esforços, o sacrifício dos meus pais para que eu pudesse seguir essa profissão. Então quando levantei essa questão para ela de que o Ballet clássico não tinha o seu devido destaque no Brasil, ela resolveu abraçar a causa”, finaliza. Priscilla também é criadora da Gala Clássica Internacional existente há cinco anos, e que acontece todo o final do ano, começou na cidade de Paulínia e depois migrou para São Paulo capital. O objetivo desse evento sócio cultural é proporcionar oportunidade para novos talentos da dança em todo o país tendo ele ligação direta com as comemorações do dia 24 de abril.

Priscilla Yokoi ao lado da vereadora Edir Sales
Divulgação
Priscilla Yokoi ao lado da vereadora Edir Sales


“A Gala Clássica é um evento sócio cultural, onde todo intercâmbio é feito gratuitamente, os participantes não pagam para aprender e dançar nos principais palcos da cidade, tendo aulas com professores renomados, além da Escola do Theatro Bolshoi que fica localizada em Joinville (SC), a única fora da Rússia. Então é também uma forma de incentivar os jovens talentos e formação de público”, explica a bailarina que dançou nos palcos do mundo todo.

Leia também: Como praticar balé pode fazer de você um líder melhor

“Eu Tenho lutado muito para unir a nossa classe e levantar uma geração de jovens bailarinos e cias comprometidas com a verdadeira cultura em nossa cidade, Estado e nação. Sei que tudo pode melhorar cada dia mais e meus projetos são totalmente ligados a isso”, finaliza.

    Leia tudo sobre: instaig
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.