A bailarina e coreografa Flavia Goldstein ministrou aulas práticas e teóricas das metodologias de Lester Horton e Martha Graham em evento em SP

Aconteceu no domingo (02), na Bravo Ballet em São Paulo, o primeiro workshop de dança moderna realizado pela coluna As Flavias  em parceria com o Blog Tutu4Love, da bailarina e publicitária Milena Pontes. O curso foi todo ministrado pela bailarina e coreografa Flavia Goldstein com aulas teóricas e práticas das metodologias de Martha Graham e Lester Horton , conhecidas em todo mundo e que Flávia estudou desde a década de 70. 

A bailarina e coreógrafa Flavia Goldstein em aula prática no workshop de dança moderna
Milena Pontes
A bailarina e coreógrafa Flavia Goldstein em aula prática no workshop de dança moderna


"Os ensinamentos da Flávia fizeram de mim uma bailarina declaradamente amante do clássico e encantada também pela história e fundamentos da dança moderna . O evento foi uma oportunidade incrível de reconhecer o meu corpo diante de novos desafios. Senti todos os participantes muito atentos e dedicados e, ao final, a sensação de 'quero mais' foi geral.  Todos saímos de lá ricos em referências para buscar trabalhos sólidos sobre cada uma das técnicas”, comenta Milena, do Tutu4Love.

Leia também: Ballet Fly - conheça essa modalidade de dança nas alturas

Detalhes da aula de Martha Graham
Milena Pontes
Detalhes da aula de Martha Graham


Receber tanta informação para a mente e o corpo de artistas tão importantes mundialmente no cenário da dança foi uma oportunidade única para todos os presentes. “Ter a Flavia aqui na Escola foi emocionante e fiquei bastante honrada, espero que aconteça mais vezes”, explica Ana Yazlle, sócia da Bravo Ballet.

Flávia achou a experiência incrível! “Revivi momentos da minha vida quando morei em Nova York, pois tive a oportunidade de estudar lá, de conhecer professores e mestres incríveis e fiz aula com a Martha Graham. Poder passar isso para todos foi inesquecível e vamos repetir mais vezes, pois são técnicas importantes para os bailarinos executarem, sem dúvida!”, conta emocionada Flávia, que ministrou quatro horas de aulas.

Flavia com os alunos no workshop
Milena Pontes
Flavia com os alunos no workshop

A ideia da coluna e suas parcerias é levar informação e acesso a dança para todos que se interessem por ela, e também o objetivo do workshop . “Em todos os aspectos, esta experiência superou minhas expectativas. A dança definitivamente não é nada fácil, seja com pés paralelos ou en dehors, mas o caminho é apaixonante”, finaliza Milena.

Flavia Goldstein dá aula para Flávia Viana, outra colunista de 'As Flávias'
Milena Pontes
Flavia Goldstein dá aula para Flávia Viana, outra colunista de 'As Flávias'


Conheça alguns dos tops 10 de cursos de dança que você pode fazer fora do Brasil:

  • American Ballet Theatre
  • Bolshoi Ballet Academy
  • Brent Street Schools
  • Joffrey Academy of Dance
  • Kirov Academy of Ballet
  • The Royal Ballet School
  • Paris Opéra Ballet School
  • Juilliard School
  • National Performing Arts School
  • Salzburg International Ballet Academy

 Mais sobre o balé moderno:

A dança moderna, emergida nos últimos anos do século XIX e firmada nos primeiros anos do século XX, tem raízes e intenções bem distintas. Os bailarinos dançam descalços, trabalham com contrações, torções, desencaixes, lesões etc. Seus movimentos são mais livres, embora ainda respeitem uma técnica totalmente organizada. Recusa o apoio nas pontas dos pés como um catalisador dos movimentos e coloca o eixo de seu trabalho no tronco, no contato, na queda, na improvisação, na respiração, no movimento da coluna e das articulações, em diferentes graus de tensão/relaxamento muscular, e também o trabalho no chão.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.