Enquanto queremos cada vez mais espaços em nossas casas, existe um grande grupo de pessoas escolhendo viver nas chamadas Tiny Houses. Mas, o que faz com que elas busquem esse novo estilo de vida ?
Leia também: Decoração com plantas - inspire-se e traga o verde para dentro de casa
Tiny Houses , ou melhor “casas pequenas", são residências compactas que unem design e funcionalidade e podem ser construídas de maneira tradicional (fundação) ou sobre rodas, como trailer. Surgiram através de um movimento social e arquitetônico que opta por uma vida mais simples. Uma casa com estrutura inferior a 40m² já pode ser considerada uma tiny house.
As pessoas que optam por viver em casas desse tipo normalmente querem mudar o estilo de vida que costumam levar. Com espaço reduzido, essas casas possuem somente o necessário para uma ou duas pessoas, e até mesmo uma família viver.
Como qualquer casa tradicional, as Tiny possuem cozinha, quarto, sala e banheiro, porém de forma compacta e simples. Por isso o design se torna muito mais importante, pois através dele torna-se possível juntar necessidade, funcionalidade e harmonia dentro de um espaço tão pequeno.
Aqui no Brasil, essa onda ainda não chegou tão forte com no exterior, no entanto mudar o estilo de vida não depende necessariamente de viver em casas pequenas. Apartamentos pequenos e funcionais também são excelentes, desde que bem pensados para atender suas necessidades.
Leia também: Puro amor, pura cor - 10 cozinhas coloridas para se inspirar e alegrar a casa
Viver de maneira mais simples, principalmente em cidades grandes como São Paulo, pode ser muito gratificante. Pois o tempo que gastamos para cuidar da casa se reduz a minutos, sobrando mais tempo para cuidarmos de nossas vidas, do nosso lazer e passar o tempo com quem a gente gosta. Tudo isso parte das escolhas que fazemos e o que queremos ter dentro de casa.
E você, qual é seu estilo de vida? Toparia mudar para uma vida mais simples e aconchegante e investir em uma dessas tiny houses? Conta pra gente! E para saber mais sobre arquitetura e design, siga a coluna de Nara Grossi aqui no Delas .