Por que nossos filhos não sabem lidar com frustrações?

Na coluna Amor e Limites da semana, Monica Cruz ressalta que as crianças precisam aprender a encarar um "não" desde cedo

Crianças que não podem ouvir a palavra "não". Quando ouvem choram, reclamam, esperneiam. Há crianças que não conseguem lidar com a frustração de não ter o seu desejo atendido, mas por que isso acontece?

Filhos que não toleram o não querem ficar no ninho confortável
Foto: shutterstock
Filhos que não toleram o não querem ficar no ninho confortável


Alguns fatores contribuem para que seu filho seja intolerante à frustração: a obtenção imediata de suas satisfações, a falta de limites e o protelamento ou transferência de decisões .

Quando todos os desejos são prontamente atendidos, a criança não aprende a enfrentar negativas, ela não sabe como lidar com isso. Quando a criança não tem limites determinados pelos pais, a criança "aprende" que pode tudo, que nada lhe será negado.

Quando a criança não toma suas próprias decisões e as passa adiante, ela não precisa enfrentar as consequências das decisões tomadas, e não aprende a lidar com consequências que não lhe agradam.

Os pais acabam criando crianças completamente despreparadas para a vida adulta, e o fazem por medo de desapontar os filhos, por necessidade de serem amados o tempo todo, por culpa e porque é difícil ver quem amamos sofrer.

Você viu?

Mas é necessário.

Na vida adulta nos acostumamos as frustrações. Os adultos devem saber que não podem ter tudo o que querem, um carro novo, uma viagem, um outro apartamento, uma casa na praia -- pelo menos a maioria dos adultos sabe disso e consegue lidar com suas frustrações, e por esse motivo temos que ensinar isso aos nossos filhos.

Explique para os seus filhos que todos podemos cometer erros, com atitudes e decisões, e que quando erramos devemos reconhecer e voltar atrás, isso não é vergonha e nem humilhação.

A criança deve aprender também a distinguir necessidade e desejo . Frustrar uma necessidade não é a mesma coisa que frustrar um desejo, desejos muitas vezes não são realizáveis, portanto conviver com a sua frustração é mais fácil.

Leia também: "Você sabe quem é o seu filho?" Psicanalista debate a percepção dos pais

Por fim, estabeleça para seus filhos metas que sejam alcançáveis, ou pelo menos que não sejam impossíveis, para que algumas delas possam ser alcançadas trazendo gratificação e poucas sejam inalcançáveis para frustração em um ambiente controlado, com amor e tolerância.

Crianças criadas sem frustrações não querem sair do "ninho" porque não sabem viver sozinhas. A incapacidade de tolerar frustrações demonstra a falta de maturidade emocional.