Meu filho não quer cumprimentar ninguém; o que eu faço?

Colunista do Delas dá dicas do que fazer em momentos assim; leia

O que significa cumprimentar outra pessoa? O cumprimento significa reconhecimento, respeito, simpatia, amizade, mas cumprimentar alguém é mais que isso, é estar de acordo com uma das muitas regras de convivência em sociedade.

Leia também: Saiba a importância de sempre dizer a verdade aos filhos

Foto: shutterstock
Crianças cumprimentando adultos na mesa de jantar

Quando optamos em viver onde outras pessoas vivem, devemos seguir as regras que isto traz, os condomínios têm regras, os clubes, os restaurantes, as escolas, e a sociedade em que vivemos também.

Cumprimentamos pessoas na rua, no elevador, no trabalho, no ônibus, em todos os lugares onde vamos sempre há pessoas que devemos e queremos cumprimentar, então por que tantas crianças se recusam a fazer isso?

Leia também: Meu filho está de férias, e agora? Veja dicas de atividades

Bem, primeiramente as crianças ainda não estão tão condicionadas as regras sociais como os adultos, e além disso no geral, crianças são muito mais espontâneas e propicias a fazerem somente o que querem

Você viu?

Mas por que crianças não querem cumprimentar ninguém?

Isso pode ser uma fase, e se for isso, passará com o tempo. Essa fase pode ter algumas causas:

  • Vergonha
  • Falta de intimidade
  • Contato fisico indesejado
  • Submissão do seu desejo ao desejo de outro
  • Inabilidade em lidar com o poder

O que você pode fazer para ajudar seu filho a ajustar-se a essa tão importante regra social?

Nunca obrigue seu filho, pequeno claro, a cumprimentar ninguém, não discuta esse assunto com ele no momento do ocorrido, sente com ele mais tarde e olhando nos seus olhos, peça explicações do que ocorreu e explique a ele o que será o esperado na próxima vez, cumprimente seu filho toda vez que encontra-lo e despedir-se dele, converse com seu filho em momentos aleatórios sobre normas e regras de convivência, e ensine outras formas de cumprimento que não sejam tão invasivas como dar as mãos ou até mesmo um simples aceno

Por outro lado pense em porque é tão importante para você que seu filho cumprimente os outros. Queremos que achem que somos pais perfeitos? Pais perfeitos não tem filhos que não cumprimentam os outros? Queremos que nossos filhos tenham um contato fisico com outras pessoas mesmo que eles não desejem isso?

Caso o seu filho não cumprimente alguém essa pessoa deixara de gostar dele, ou de você? Estamos tão amarrados as regras sociais que optamos por desagradar nossos filhos, e muitas vezes a nós mesmos a desagradar a sociedade que nos cerca.

Leia também: Distúrbio alimentar em crianças: como os pais devem agir?

Os adultos são bem mais experientes, conseguem lidar com a " rejeição" de uma criança que não os cumprimenta, mas e a criança, como lidará, com um beijo ou abraço obrigado. Ensine sua filho a seguir as regras sociais, mas não o obrigue quando criança a fazer coisas que violem seu corpo e sua vontade.