Menos presente e mais presença: Como aproveitar o Dia das Crianças?

Colunista Mônica Cruz revela que o importante não é o presente que você irá comprar para seu filho e sim sua presença com ele no dia

Todo ano é a mesma coisa, quando esta chegando o dia das crianças, pais de filhos de varias idades têm as mesmas duvidas, "essa data é tão comercial, devo dar um presente?". "Até qual idade devo dar presente de dia das crianças?".

Leia também: Como não criar crianças consumistas? Psicanalista dá dicas

Foto: shutterstock
Brinque com seu filho no Dia das Crianças

Se você cria o seu filho dentro de nossa sociedade, e tem condições de dar um presente, sim você pode dar um presente de dia das crianças para o seu filho, afinal sendo criado junto as demais crianças, seu filho se sentira excluido se não ganhar nada.

O mais importante é o tipo de presente que você ira dar. O presente não deve comprometer o seu orçamento, tem que estar dentro de suas posses. Pergunte o que ele quer e se for o caso, vá ajustando ate que seja algo que você possa comprar.

O melhor presente é aquele que atende a necessidade do que ele precisa, junto ao desejo do que ele quer ganhar, somado a condição do que você pode comprar.

Se a criança um pouco maior responder ao seu questionamento, " o que você quer ganhar de presente de dia das crianças?" Com, " sei lá" ou " qualquer coisa", isso pode ser um sinal que ele não se vê e não quer mais ser visto como criança, pode estar na hora de parar de comprar presentes nessa data.

No caso de filhos menores há muitas possibilidades de presentes que realmente farão diferença e que se tornarão inesquecíveis.

Organize um jogo de futebol com os amigos, ou com pessoas da família, organize um piknic, monte com seu filho fantasias divertidas com material que encontrarem em casa, faça uma gincana, desenvolva uma receita culinária que possam fazer e comer juntos, façam um filme juntos, tenham uma tarde de jogos de tabuleiro, ensine brincadeiras de " antigamente", bolinha de gude, empinar pipa, pega-pega, esconde-esconde, passa anel, e outras que você conheça.

Você viu?

Envolva a criança em brincadeiras saudáveis, isso pode ser um ótimo presente para ela. Para muitas crianças ter um tempo em família é um grande presente, dê seu tempo de presente a ela, tem algo mais valioso do que isso?

Foto: shutterstock
A presença dos pais no Dia das Crianças é muito importante

Menos presentes e mais presença é o que muitas crianças precisam, as vezes não é o que elas querem, ou pensam que querem, mas certamente é o que elas precisam.

Dar um presente gera o mesmo prazer que receber um presente, dê um presente ao seu filho, aproveite com ele esse momento. Faça desse momento um momento especial para vocês, só não deixe esse presente ser somente um símbolo do que você pode comprar.

Datas importantes, são importantes em todas as classes sociais, religiões, países e famílias.  Dia das crianças tem que ser comemorado com seu filho, e não superestimado com presentes que visam suprir carências e ausências dos pais.

Para os pais o filho é uma criança a vida inteira, então não se envergonhe de dar ao seu filho, mesmo ja grandinho, uma lembrança da criança que para você ele ainda é, e que para ele ja foi.

Leia também: Por que as crianças mentem?

O importante mesmo nessa data e lembrar-se de que pai é pai, filho é filho. Comemore a data com o seu filho, e deixe aparecer a criança que ainda existe em você.