Criar nossos filhos, tarefa bem difícil e complicada, amamos nossos filhos, mas como fazer com que eles nos obedeçam?

Leia também: Bullying: o algoz e a vitima

A obediência dos filhos é algo muito almejado pelos pais, mas nem sempre é fácil conquistá-la
shutterstock
A obediência dos filhos é algo muito almejado pelos pais, mas nem sempre é fácil conquistá-la

Desde muito cedo as crianças começam a nos testar, tentam descobrir quais são os limites , e imediatamente depois se dispõem a ultrapassá-los.

Não é só o seu filho, todas as crianças são assim, é natural do ser humano desafiar limites, estamos sempre tentando ir um pouco além, e começamos bem cedo.

O bebê começa a desafiar os limites colocados pela mãe, não dormindo na hora certa, chorando pra mamar logo após ter mamado, demandando a mãe muito além dos limites impostos.

Mas o que fazer para vencer essa pequena  “guerra"?

A primeira e mais importante regra é deixar completamente claro o que você espera e quais são os limites, quando estabelecer as regras, lute com todas as suas forças para que sejam cumpridas, na primeira fraqueza a criança ira perceber e irá transgredir.

Nunca suponha que a criança irá "adivinhar”, "perceber" ou assimilar regras, você tem que deixar bem claro, se for um bebe, ensine através da repetição, repita os movimentos, repita palavras e atos ate que sejam aprendidos e internalizados.

Quando um pouco maiores, explique e pergunte se entenderam, faça quadros de bonificação, regra cumprida, bônus ganho, os bônus podem ser estrelinhas, desenhos ou o que te parecer melhor, porém não ha prêmios para obediência , mas há punições para desobediência.

Leia também: Amar o seu filho é suficiente

Como são as punições? 

As punições tem que ser previamente combinadas também, você sabe a melhor maneira de punir o seu filho, você pode cancelar a brincadeira com um amiguinho, por exemplo, não deixar levar um brinquedo na escola, tirar a televisão, tudo isso pode funcionar, ou não, mas com certeza, o que vai fazer com que funcione é a sua disposição em cumprir o que foi combinado.

Não volte atrás, seja forte, seja mais forte do que ele, não ceda ao cansaço, isso é o que ele espera de você.

Se você quer que se filho te obedeça você tem que mostrar a ele quem manda, cumpra completamente o que foi combinado, não de castigos de mentirinha, coisas que você não terá coragem de cumprir.

Uma mãe diz ao seu filho, "se você não comer tudo, não vai poder jogar no celular a noite" a criança enrola a comida no prato o tanto quanto pode, não come tudo, e a mãe fica ameaçando, com o jogo no celular. Quando chega a noite a criança começa a choramingar que quer jogar, a mãe diz que não, a criança continua choramingando a mãe está ocupada, vai se cansando e acaba fazendo um novo combinado com a criança, "bem, você não vai jogar aquele seu jogo, mas pode pegar o celular só dez minutinhos para ver um desenho no Youtube”.

Você esta dizendo pra ele "você não comeu, mais mesmo assim ganhou o prêmio de ver um desenho no celular" não passe essa mensagem.

Leia também: Falha na comunicação entre pais e filhos pode ser grande problema na educação

Os pais são os maiores exemplos dos filhos
shutterstock
Os pais são os maiores exemplos dos filhos

Você terá um filho obediente quando você se ocupar de lhe ensinar isso, você não pode dar nada mais valioso para o seu filho , do que a atenção que você dedica a ele.

Lembre-se ainda, na infância a melhor maneira de educar um filho é através do exemplo, ele pode não fazer o que você manda, mas certamente fará o que vê você fazendo.

É verdade, as crianças são como esponjas, absorvem tudo o que veem, portanto uma criança obediente nada mais é que espelho da mãe.

Quando vemos uma criança desobediente , não é um reflexo muito agradável, mas ainda assim ela esta refletindo o que esta aprendendo, seja obediente as suas regras e seu filho será obediente a você.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!