Evento gratuito quer instigar novas formas de ver e pensar a Capital Federal
Serão quatro encontros gratuitos, de 25 a 28 de maio, no Centro Cultural do Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro (IMS-RJ).
O objetivo é despertar novas possibilidades de ver e pensar Brasília a partir da sua relação com a arquitetura, as artes plásticas, a fotografia, a história e a literatura.
O arquiteto Paulo Mendes da Rocha, que não se apresenta para uma grande plateia desde que recebeu o Prêmio Pritzker, em 2006, participa da sessão inaugural do seminário ao lado do crítico Ronaldo Brito.
Importância dos registros fotográficos
No segundo dia, os fotógrafos Mauro Restiffe e Caio Reisewitz, que têm obras expostas na mostra “As Construções de Brasília”, em cartaz no IMS-RJ, apresentarão seus trabalhos e discutirão a produção fotográfica contemporânea com os críticos Tadeu Chiarelli e Heloisa Espada.
No dia 27 de maio, será a vez do historiador argentino Adrián Gorelik e do crítico Lorenzo Mammì discorrerem sobre a importância da construção do Distrito Federal na história da arquitetura moderna e sobre o trabalho do fotógrafo francês Marcel Gautherot, um dos documentaristas da obra.
O seminário termina no dia 28 com a leitura de textos de Alberto Moravia, Clarice Lispector, Ana Cristina Cesar e João Cabral de Melo Neto sobre a Capital Federal.
Serviço:
Brasília: Imagem, Imaginário
Local: Centro Cultural do Instituto Moreira Salles
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea – Rio de Janeiro (RJ)
Tel: (21) 3284-7400
Data: 25 a 28 de maio
Horário: 19 horas
Os encontros serão gratuitos, com senhas distribuídas com uma hora de antecedência.