Tamanho do texto

Aprenda como potencializar a limpeza de pisos usando o produto certo para cada tipo

Existe no mercado uma infinidade de produtos e acessórios que facilitam a higienização de casas e escritórios. Rodos, vassouras e esfregões são alguns dos itens utilizados por donas de casa e/ou profissionais da área.

O que as pessoas desconhecem na hora da compra de vassouras, por exemplo, é que para cada piso, há um tipo específico de acessório. Além de economizar dinheiro, evitando a aquisição desnecessária de vários itens para a mesma finalidade, é possível potencializar o trabalho.

Ler o rótulo é o primeiro passo, pois ele contem as informações necessárias que indicam para qual superfície foi criado o produto. Há modelos multifuncionais para varrer e para chãos delicados ou lisos, afirma Eneide Longo Eckel, coordenadora de produtos do segmento de limpeza da Condor S.A .

Segundo Eneide, a maioria dos brasileiros (90%) desconhece a versatilidade dos esfregões. Muito usado por americanos e europeus (70%), o produto proporciona mais conforto e rapidez no limpar, já que seu design foi desenvolvido para alcançar cantos difíceis. A população brasileira ainda tem o hábito de comprar uma vassoura para cada cômodo da casa ou pisos, o que eleva o custo. Os esfregões podem ser usados na casa inteira, com a alternação dos refis, mais baratos, e que permitem a limpeza seca ou úmida, comenta a coordenadora da Condor.

Pisos de Madeira e Laminados
Usar esfregões de algodão, lã e acrílico. As vassoura devem ser de pelos sintéticos e naturais.

Cerâmica e Porcelanato 
Usar esfregões de algodão, acrílico e com esponja abrasiva. A vassoura deve ser de pelos sintéticos e naturais ou de piacava sintética.

Chão rústico (calçadas, por exemplo) 
Usar vassoura de piacava sintética ou esfregão.

Leia mais: Aprenda a conservar os pisos de madeira e tenha uma casa sempre bem cuidada