Tamanho do texto

15 dicas que vão deixar a sua casa mais alegre durante a estação das flores

undefined
Divulgação
Aproveite a primavera para espalhar flores pela casa

A primavera chegou! Está na hora de deixar pra trás o frio e a cor cinza do inverno e mergulhar na estação das flores e dos aromas. E assim como o guarda-roupa muda para o dia a dia, a casa também precisa estar preparada para a época do ano mais bonita e romântica do ano.

Conversamos com a home-organizer Ingrid Lisboa, com a consultora em organização Regina Sundfeld e com a diretora da Alpha Curso, Silvana Chmelyk Vallochi que nos deram 15 dicas de como deixar a casa mais alegre, florida e com energias renovadas durante a nova estação. Confira.

1- Com as temperaturas mais altas, edredons, cobertores e casacos mais pesados não são mais necessários. Assim, lave-os, coloque-os no sol e guarde-os em saco plásticos em cima do armário para não ocupar espaço.

2- Se o clima realmente esquentar, deixe as roupas frescas mais acessíveis. Porém, não guarde as de meia estação no fundo do armário. Em algumas noites a brisa da primavera pode ser mais fria.

3- Passe um pano com vinagre de vinho branco na sola e na parte interna das botas e dos sapatos mais pesados e guarde-os para a próxima estação. Cuidado para não passar o pano no couro ou na parte de fora do sapato.

undefined
Eduardo Cesar / Fotoarena
Faça lindos arranjos com flores e frutas em taças, jarras e louças que já não são tão usadas

4- Aproveite a estação para espalhar flores pela casa. Mas cuidado, tudo em exagero não é bom. Caso opte por decorar mais de um ambiente, escolha flores que não exalam muito perfume como violetas, margaridas e flores do campo.

5- Cuidado ao misturar espécies muito perfumadas dentro de casa. Elas podem causar irritações às pessoas alérgicas, além de deixar um cheiro enjoativo no ar, o que pode acarretar dores de cabeça.

6- Se você ainda não possui uma floreira em casa é a hora exata para montar uma com as suas plantas preferidas.

7- Se a opção for apostar em aromas artificiais, invista em fragrâncias mais cítricas, florais ou de lavanda. E não exagere na quantidade.

8- Durante o inverno a casa fica mais fechada por causa do frio. Essa é a hora de abrir janelas e portas para renovar o ar do imóvel.

9- Com dias mais bonitos e menos cinzas, o aproveitamento da luz natural é bem maior. Portanto, abra cortinas e persianas e deixe o sol entrar e aproveite para economizar na conta de luz.

10- Se estiver pensando em trocar as cores das paredes da casa, aposte em tons mais claros de lilás, rosas, azuis e verdes.

11- Para deixar o lar ainda mais leve e descontraído, invista nas estampas florais em lençóis e toalhas de banho e de mesa.

Acompanhe mais notícias no Twitter e Facebook do iG Delas

12- Troque os tecidos pesados de cortinas, tapetes e revestimento de almofadas por outros mais leves e com a cara da estação.

13- Caso vá receber amigos em casa para um jantar, faça lindos arranjos com flores e frutas em taças, jarras e louças que já não são tão usadas. Abuse da criatividade.

14- Aproveite para tirar do armário louças com motivos florais.

15- Aproveite a estação das flores para deixar o lavabo mais alegre e aposte em uma decoração florida, como sabonete em forma de pétalas e toalhas mais vivas.

Leia mais: Como escolher tecidos e texturas para decorar sua casa