Benedito Abbud

Jardins para sentir e viver

Benedito Abbud é mestre em arquitetura paisagística pela FAU-USP. Ex-presidente da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas tem projetos no Brasil e exterior

Tenha um jardim de inverno

Ter um jardim dentro de casa exige alguns cuidados especiais. Confira.

29/06/2011 17:09

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

O uso do jardim de inverno, sem cobertura, é indicado apenas se houver vedação lateral, que pode ser feita com vidro ou alvenaria. Não existe a possibilidade de criar um jardim no meio da casa sem que se tenha paredes laterais para bloquear a passagem da chuva e oferecer segurança aos moradores.

Existem duas situações de jardins, aqueles construídos sobre terreno natural e aqueles construídos sobre laje de concreto. Nos dois casos, alguns cuidados são necessários.

Em jardins sobre laje, a “caixa” de terra deve ter no mínimo 50 cm de altura e a estrutura precisa ser reforçada em função desse peso. Além disso, a impermeabilização e a drenagem são fundamentais para o sucesso do conjunto. Já naqueles projetados sobre terreno natural, o solo deve ser preparado para não represar água.

Foto: Divulgação

No projeto da Tela Design, o novo lar tem a jabuticabeira como o centro das atenções. Ela pode ser vista de qualquer ponto da área social

É necessário, também, desenvolver uma estrutura para captação da água da chuva do telhado, que pode ser reaproveitada para regar o jardim em épocas de seca. Na maior parte dos casos, o jardim de inverno recebe pouca luz do dia. Portanto, a dica é escolher espécies que se adaptem à sombra tais como: a palmeira ráfia (Rhapis excelsa), a palmeira bambú (Chamaedorea elegans), o lírio-da-paz (Spathiphyllum cannifolium), o antúrio (Anthurium andraeanum) e a peperômia (Peperomia obtusifolia).

Por fim, é muito importante não escolher plantas que tenham raízes agressivas e possam, com o passar dos anos, danificar a estrutura da casa, como encanamento, pisos e revestimentos.

O ideal é consultar um especialista para projetar o jardim de inverno desde o início da construção da casa.

Veja mais notícias de jardinagem no
Twitter do Delas

 

 


 

Sobre o articulista

Benedito Abbud - jbianchi@ig.com - Benedito Abbud é mestre em arquitetura paisagística pela FAU-USP. Ex-presidente da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas tem projetos no Brasil e exterior

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo