Benedito Abbud

Jardins para sentir e viver

Benedito Abbud é mestre em arquitetura paisagística pela FAU-USP. Ex-presidente da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas tem projetos no Brasil e exterior

Prepare o tanque de areia para seu filho brincar

Espaço ajuda a desenvolver a criatividade, mas é preciso ter alguns cuidados para evitar contaminação

28/03/2012 06:05

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

Devido ao fascínio que os brinquedos eletrônicos exercem sobre as crianças e à atual facilidade de compra desses equipamentos, muitas já deixaram de lado as antigas brincadeiras de pega-pega, queimada, esconde-esconde, pular corda, amarelinha, bola de gude e até mesmo os castelinhos de areia.

Foto: Thinkstock Photos Ampliar

Quando não estiver em uso, banco de areia deve permanecer coberto para evitar o acesso dos pets

Brincar de construir formas na areia estimula o tato, a coordenação motora e principalmente desenvolve a criatividade da criança. Ela descobre a emoção do círculo criativo: imaginar, construir, reimaginar, enquanto admira e reinventa sua obra. Em outras palavras, ela descobre o grande prazer de realizar seus sonhos e fantasias, sozinha, sem necessidade da ajuda de ninguém.

Leia também: Cuidados ao projetar a casa de praia

O único problema das caixas de areias dos jardins são os animais de estimação que adoram esses locais para fazerem suas necessidades, o que pode transmitir doenças.

Sendo assim, essas areias devem ser cobertas quando não estão em uso. Hoje existem brinquedos de plástico, alguns em formato de tartaruga, cujo casco é removível e cobre uma caixa de areia.

Também é possível construí-la em alvenaria ou concreto. Podem ter formatos variados e uma profundidade de 20 cm a 30 cm. Deve-se ter o cuidado de impermeabilizá-la e fazer uma drenagem eficiente, com caimentos e ralo ao fundo. Esse ralo deve ser protegido com manta de geotextil para evitar entupimentos, uma vez que a água empoçada cria algas deixando a areia verde e mal cheirosa.

Os locais ensolarados são os ideais para a sua instalação, evitando-se umidade. A areia deve ser regularmente desinfetada com cloro.

O uso de areia colorida é perfeito para atrair crianças e de preferência deve ser trocada a cada dois anos.

Siga o iG Delas pelo Twitter e fique por dentro das novidades em Jardinagem.

 

 

 

 

 

Sobre o articulista

Benedito Abbud - jbianchi@ig.com - Benedito Abbud é mestre em arquitetura paisagística pela FAU-USP. Ex-presidente da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas tem projetos no Brasil e exterior

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    [an error occurred while processing this directive]

    Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!




    *Campos obrigatórios

    "Seu comentário passará por moderação antes de ser publicado"

    Ver de novo