Benedito Abbud

Jardins para sentir e viver

Benedito Abbud é mestre em arquitetura paisagística pela FAU-USP. Ex-presidente da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas tem projetos no Brasil e exterior

Orquídeas saudáveis

Quanto menos adaptadas às condições ambientais, maior a incidência de doenças

15/02/2012 06:51

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

Colecionar orquídeas é um sonho de muitos, mas é preciso alguns cuidados para que essas lindas espécies floresçam e não adoeçam. A primeira dica se dá na hora da compra. O ideal é saber sua procedência, pois ao levar para casa uma espécie contaminada por vírus, nematoides, caracóis ou fungos, outras orquídeas estarão ameaçadas.

Foto: Divulgação

A orquídea Miltonia Ceo Apple não deve ser diretamente exposta ao sol

Controlar adequadamente a luz, a umidade e adubá-las corretamente com substrato favorece o não aparecimento de doenças e pragas. A maioria das pessoas peca em oferecer muita umidade a essa espécie, o que pode causar até mesmo o apodrecimento de suas raízes. Muita água pode causar também a perda e amarelamento das folhas, deixando-as com uma coloração verde-garrafa, além de atrair fungos que podem matar uma planta adulta num curto espaço de tempo.

Leia ainda:
Cultive orquídeas sem medo
Cinco dicas para cuidar de orquídeas

Outra dica é dispor os vasos a distância mínima de 20 cm entre si. Essa regra básica evita que parasitas não migrem de uma planta para outra. Mudas, que são mais sensíveis a doenças, devem ficar separadas de plantas adultas. A esterilização de tesouras e o próprio manuseio de plantas doentes deve ser feito com atenção, para que não se passe doenças para plantas sadias.

Uma planta sob ataque de um pulgão, por exemplo, que adora sugar seiva de hastes novas, pode destruir uma floração em pouco tempo. As lesmas e os caracóis também são considerados grandes vilões. Nesse caso, recomenda-se a retirada manual destas pragas por meio de armadilhas caseiras. Caso o problema persista deve-se até pensar em produtos químicos.


Siga o iG Delas pelo Twiiter e assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades.

 

 

 

 

Sobre o articulista

Benedito Abbud - jbianchi@ig.com - Benedito Abbud é mestre em arquitetura paisagística pela FAU-USP. Ex-presidente da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas tem projetos no Brasil e exterior

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo