Benedito Abbud

Jardins para sentir e viver

Benedito Abbud é mestre em arquitetura paisagística pela FAU-USP. Ex-presidente da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas tem projetos no Brasil e exterior

Mantenha a árvore de Natal viçosa

Dicas para comprar e conservar o pinheiro de Natal por mais tempo

30/11/2011 06:55

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

Por ser a única planta que permanece verde na neve, o pinheiro começou a ser cultivado em meados do século 18, lá no hemisfério norte – “terra do Papai Noel” –, e se tornou símbolo do Natal. Mas ao contrário do que acontece por lá, no Brasil, a data é celebrada em pleno verão e, por isso, a planta precisa de cuidados diferentes.

- Leia também: Monte sua árvore de Natal

Foto: Getty Images Ampliar

Regue o pinheiro diariamente para sua árvore durar até o início de janeiro

Regar o pinheiro diariamente é o primeiro passo, mas antes que você saia correndo para comprar o primeiro pinheiro que encontrar fique atento em relação a algumas dicas. Caso contrário sua árvore não vai durar até o início de janeiro. Isso é... se não morrer antes.

É muito comum alguns vendedores, principalmente os ambulantes, oferecerem uma planta transplantada de forma inadequada. O pinheiro normalmente tem o seu ciclo interrompido ao ser replantado em outro vaso, e é nessa hora que boa parte de suas raízes ficam no solo. A partir desse momento começam os sintomas de falta d’água (murchamento) e deficiências nutricionais, como o amarelamento das folhas. Em seguida, as folhas secam e a planta pode morrer. Por isso, só compre essa e outras espécies de plantas em lugares que lhe possam dar garantias.

Por possuir porte grande, o pinheiro necessita de espaço, caso contrário sua raiz pode atrofiar e a planta pode parar de crescer ou até mesmo morrer. A solução é ser transplantado para um jardim.

Manter o pinheiro longe de qualquer fonte de calor, tais como lareira, fogueira e fornos, deixá-lo em local arejado e abrigado do sol, e enfeitá-lo com pingentes e bolas leves para que os galhos não sejam danificados também são medidas essenciais para manter a planta viçosa durante todo o período de festas. Se você pretende ficar muito tempo fora de casa, deixe sob o vaso um prato próprio com água.

 

Siga o iG Delas pelo Twitter e fique por dentro das novidades

Sobre o articulista

Benedito Abbud - jbianchi@ig.com - Benedito Abbud é mestre em arquitetura paisagística pela FAU-USP. Ex-presidente da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas tem projetos no Brasil e exterior

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo