Benedito Abbud

Jardins para sentir e viver

Benedito Abbud é mestre em arquitetura paisagística pela FAU-USP. Ex-presidente da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas tem projetos no Brasil e exterior

Jardim e casa

Pensar o jardim durante o projeto arquitetônico pode potencializar o resultado

17/02/2011 15:59

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

Foto: Nicola Labate

Construir já pensando no paisagismo ajuda a ter uma casa ainda mais bonita

Construir a casa em conjunto com o paisagismo e tirar proveito do que o terreno oferece lhe renderá, no final da história, um ótimo e surpreendente resultado.


Antes de projetar o imóvel, é essencial analisar muito bem o terreno, pois somente assim poderá se valorizar seus potenciais. Para isso, é importante encomendar uma casa sob medida com um arquiteto, pois somente ele será capaz de evidenciar os aspectos bons e minimizar os problemas que esse terreno possa apresentar. De maneira clara e objetiva, ele irá compor tudo aquilo que você pretende ter, como número de dormitórios, salas, varandas etc.

O próximo passo é destacar a importância dos volumes da casa, a serem pensados em conjunto com os vazios dos jardins. E qualquer espaço não construído no terreno pode vir a ser um belo jardim para os cômodos se voltarem, principalmente os recuos - afastamentos que as construções são obrigadas a manter das divisas do lote. Existem recuos frontais, laterais e de fundo, todos podem resultar em jardins que trazem a luz e a vegetação para os ambientes internos, ampliando-os e tornando-os mais agradáveis.

Em seguida, verifique as melhores vistas, pois elas devem ser valorizadas. Se forem amplas, devem ser capturada na composição do jardim para aumentar a dimensão dos ambientes internos.
 


 

 

 

 

Sobre o articulista

Benedito Abbud - jbianchi@ig.com - Benedito Abbud é mestre em arquitetura paisagística pela FAU-USP. Ex-presidente da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas tem projetos no Brasil e exterior

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo