Marisa Ota

Design por todo canto

Marisa Ota é formada em artes plásticas pela FAAP. Criadora da Paralela Gift, é especialista em identificar e apresentar novas tendências de design ao mercado brasileiro

Sustentabilidade na pauta dos jovens designers

Projeto Revale, formado por estudantes de design, transforma antigos paletes em novos objetos

20/09/2010 15:58

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-

Recentemente, visitei a terceira Mostra Jovens Designers, no Centro Cultural Fiesp Ruth Cardoso, em São Paulo. Criado para estimular o surgimento de novos talentos e para difundir a cultura do design e contribuir com o desenvolvimento criativo entre indústria e tecnologia, o evento conta com curadoria do criativo Auresnede Stephan, mais conhecido como professor Eddy, que atua neste mercado há mais de 35 anos.

Este ano, participam da mostra 42 instituições acadêmicas. O caráter itinerante é um diferencial, pois garante visibilidade aos projetos dos estudantes por onde a mostra passa. Esta edição percorrerá as cidades de São Paulo, Florianópolis, Brasília e Belo Horizonte.

Durante minha visita, pude conhecer um trabalho que me chamou muito a atenção, o Revale. Idealizado por alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, que fazem parte do Design Simples, um laboratório experimental de design focado em inovação, o Revale utiliza a madeira de paletes que seriam descartados para a produção de novos objetos, como bancos, revisteiros, fruteiras, entre outros.

A iniciativa surgiu após uma parceria com a cooperativa de marceneiros “Unindo Forças”, localizada no bairro Vale do Sol, em Barueri, na Grande São Paulo. A cooperativa ocupa um galpão cedido pela prefeitura e lá recebe doações de paletes sem condições de uso. As peças doadas são desmontadas e sua madeira reprocessada para servir de matéria-prima.

Para que o projeto Revale aconteça, a equipe do Design Simples mobiliza mais de 20 voluntários, sendo 15 estudantes de design. Divididos em três equipes, os participantes têm três meses para percorrer todo o percurso, que vai da pesquisa ao desenvolvimento de novos produtos.

A missão dos idealizadores é criar novas propostas a partir da matéria-prima e dos processos já existentes na cooperativa.
 

 

 

 

 

 

Sobre o articulista

Marisa Ota - jbianchi@ig.com - Marisa Ota é formada em artes plásticas pela FAAP. Criadora da Paralela Gift, é especialista em identificar e apresentar novas tendências de design ao mercado brasileiro

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo