Tamanho do texto

Primeira linha de móveis do arquiteto Marcio Kogan traz constraste entre simplicidade e sofisticação

Depois de acompanhar de perto a execução de centenas de projetos criados em sua prancheta, o arquiteto Marcio Kogan decidiu tirar dos canteiros de obra a inspiração para sua primeira linha de móveis. Lançada nesta semana em edição limitada, na loja Micasa, a coleção “Próteses e Enxertos” traz 16 peças, cada qual com apenas três exemplares, todas feitas com madeira de descarte por trabalhadores anônimos da construção civil. Numa linha meio Marcel Duchamp.

“Passei um ano e meio recolhendo banquinhos, mesas e armários junto a mestres de obra”, diz Kogan. “Esses móveis que ninguém olha, e que no fim de cada construção vão para o lixo, sempre me fascinaram. Apesar de serem feitos sem nenhuma preocupação com a estética, seguem uma mesma linguagem.”

Um toque de ouro para valorizar

Para dar um ar de obra de arte às peças, o arquiteto fez pequenas e sofisticadas interferências, tais como colocar um tampo de vidro sobre a base de madeira, instalar uma luminária de cobre na lateral de um banquinho e trocar os pregos de aço originais por outros de ouro. Modificações delicadas, que criaram um contraponto com a rusticidade natural, comprovada pelas lascas e rabiscos de caneta deixados pelos trabalhadores.

“Quando souberam que eu estava colecionando, começaram a mandar bancos feitos especialmente para mim. Mas aquelas peças, melhor acabadas e em madeira nobre, não me serviam. Queria mesmo as autênticas.”

Tamanha autenticidade, com um toque de criatividade, tem seu preço. Os móveis da coleção não saem por menos de R$ 3.450 e atingem seu teto em R$ 20.700.

“É uma coleção provocativa por natureza. Gosto de criar novas linguagens, de fazer um design crítico, com humor, rebelde. A polêmica é o que mais me agrada”, diz Kogan, que garantiu não saber o preço de venda das peças. “É uma coleção que quebra um paradigma do design, com peças que saem de uma mão mais simples e vem para outra mais sofisticada para ser recriada com outro olhar”, completa.

Veja aqui as fotos do coquetel de lançamento da coleção de móveis do arquiteto Marcio Kogan