Karina Vargas

Tudo se transforma

Karina Vargas é formada em design de interiores e moda. Sua paixão por peças antigas e pela busca de novas combinações deu origem ao Estúdio Glória (estudiogloria.com.br)

Iluminando ambientes

Saiba qual tipo de iluminação usar em cada canto da casa

08/05/2011 07:58

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

Foto: Getty Images Ampliar

As lâmpadas podem ficar sobre um aparador, mesas de canto ou mesmo no chão

Para saber exatamente qual o tipo de iluminação adequado a um ambiente é preciso antes definir a utilização que faremos deste espaço. Procuro sempre criar mais de uma opção em meus projetos. Por exemplo, em salas de TV, o ideal é termos luzes indiretas fora do alcance dos nossos olhos e que não reflitam na tela.

Elas podem ficar sobre um aparador, mesas de canto ou mesmo no chão. Para complementar, coloque no teto uma luminária com lâmpadas mais fortes, para quando necessitar de mais luz. Se possível, instale um dimmer para ter controle da intensidade dessas lâmpadas.

Nos quartos, é importante termos uma boa iluminação de teto para podermos escolher roupas em gavetas e armários, por exemplo. Também é aconselhável uma boa luminária sobre o criado mudo, principalmente para quem gosta de ler na cama.

E não podemos esquecer de fazer uma opção de luz mais romântica e sexy, que conseguimos com luminárias com lâmpadas fracas e cúpulas translúcidas que, dependendo da decoração, podem ser brancas ou estampadas.

Para a cozinha, temos que usar uma iluminação forte, principalmente nas áreas de trabalho. Porém, não gosto dessas lâmpadas frias. Hoje em dia temos diversas opções tão econômicas quanto elas, inclusive com resultados bem próximos das incandescentes, porém muito mais bonitas. E se houver uma bancada, use luminárias pendentes, que também são minhas preferidas para ficar sobre uma mesa, tanto da cozinha quanto da sala de jantar. Atenção para a altura, que deve ser entre 80 cm e 100 cm do tampo, iluminando a mesa e o rosto das pessoas sentadas.

Em banheiros indico uma iluminação de teto forte, porém jamais brancas, pois alteram o tom da pele. Nos espelhos também utilize lâmpadas potentes, pois são ideais para se maquiar. Caso tenha uma banheira, coloque uma opção mais fraca, para banhos relaxantes. Se bem que, nesse caso, prefiro usar velas.

E lembre-se também de apagar as luzes quando não estiver no ambiente. A natureza agradece.

Leia ainda: A luz certa na cozinha e no banheiro

Foto: Getty Images

No teto, opte por luminária com lâmpadas fortes, para quando necessitar de mais luz. Se possível instale um dimmer para ter controle da intensidade dessas lâmpadas



 

Sobre o articulista

Karina Vargas - jbianchi@ig.com - Karina Vargas é formada em design de interiores e moda. Sua paixão por peças antigas e pela busca de novas combinações deu origem ao Estúdio Glória (estudiogloria.com.br)

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo