Marisa Ota

Design por todo canto

Marisa Ota é formada em artes plásticas pela FAAP. Criadora da Paralela Gift, é especialista em identificar e apresentar novas tendências de design ao mercado brasileiro

Cadeira Thonet, um clássico do século 19

Simplicidade e elegância que atravessa o tempo

13/09/2010 15:59

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-

Foto: Reprodução

Criada no século 19, a cadeira Thonet, possui formas inovadoras para a época

O modelo nº14 do alemão Michael Thonet não é apenas uma cadeira. É um marco na história do mobiliário e do design mundial. Suas formas inovadoras para a época em que foi concebida, meados do século 19, a tornam tão especial. Além, é claro, por ter sido criada para produção em massa.

A Thonet, sem dúvida, antecipou o design do mundo moderno, pois como objeto é funcional, atraente, barata e pode ser desmontada. Para muitos, é a “mãe” de todas as cadeiras por ser uma das preferidas da maior parte dos designers e de todos que apreciam este clássico mundo afora.

Seu criador, Michael Thonet, era filho de artesãos e colocou sua imaginação em prática ao assumir alguns trabalhos que ocupava como aprendiz na juventude. Em 1836, lançou sua primeira cadeira, tornando-se pioneiro na envergadura da madeira para a produção de mobília. Porém, seu êxito quase teve fim, já que suas criações feitas com cola perderam forma ao serem submetidas a temperaturas elevadas.

Tratou de criar, então, uma técnica em que depois de permanecer a uma temperatura de 100°C, a madeira era esticada em um trilho metálico que a vergava da forma desejada: a partir desta técnica surgiria a célebre Thonet nº 14.

Com funcionalidade e apelo estético, passou a ser usada por toda parte, como na decoração de restaurantes, cafés, escritórios e casas. Com ela, simplicidade passou a ser sinônimo de elegância.

Talvez por desafiar os limites da flexibilidade da madeira (a Thonet podia ser embalada e exportada para todo o mundo em uma caixa), o designer fez história. Com mais de 150 anos de mercado, pode-se afirmar, sem exageros, que a nº 14 surpreendeu e surpreende até hoje. Afinal, ultrapassou barreiras da obviedade não apenas no quesito design, mas em produção, distribuição e montagem.


 

 

 

 

Sobre o articulista

Marisa Ota - jbianchi@ig.com - Marisa Ota é formada em artes plásticas pela FAAP. Criadora da Paralela Gift, é especialista em identificar e apresentar novas tendências de design ao mercado brasileiro

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo