Tamanho do texto

Conheça dicas que vão deixar sua sala de estar tão sofisticada quanto as planejadas pelos arquitetos nos principais eventos

Mostras de decoração funcionam como vitrine de novos conceitos e tendências. Daí sempre terem ambientes inspiradores, recheados de conteúdo e sofisticação. Entender o que passa na mente dos arquitetos durante a criação desses projetos permite identificar os truques utilizados para depois reproduzi-los em casa. 

As salas das mostras trazem elementos que dão toque sofisticado para o ambiente
Marcelo Stammer/Divulgação
As salas das mostras trazem elementos que dão toque sofisticado para o ambiente

O primeiro ponto a observar é o cuidado existente na seçeção de cada item que compõe os ambientes. Nada ali está à toa ou fora do lugar. “Os elementos das salas de uma casa convencional, por exemplo, são os mesmos usados em uma mostra. São sofás, mesas, tapetes. O que muda é o primor do material”, conta a arquiteta Lucia Manzano.

Com isso em mente, invista em materiais nobres. Revestimentos como couro e veludo dão um toque de luxo aos móveis. A madeira, por sua vez, traz modernidade ao mesmo tempo em que aumenta a sensação de aconchego. Para elevar o conforto, sem deixar a sofisticação de lado, abuse de outros materiais naturais, como fibra e linhão. Eles ficam ótimos em tapetes e almofadas.

Mas não pense que glamour é sinônimo de exuberância. Às vezes, menos é mais. Dessa forma, é preferível que a composição siga um eixo temático, trazendo unidade ao conjunto. Além do visual "clean", outra técnica utilizada é a simetria: tudo que existe de um lado está na mesma proporção do outro.

Isso não significa que a ousadia seja totalmente proibida. “Dá para misturar, mas tem que saber como fazer”, afirma Lucia. Para não perder a linha, a dica é apostar nos detalhes. Se fizer o uso de diferentes revestimentos, poupe na cor e vice-versa.

Invista em objetos icônicos que chamem a atenção para dar um diferencial ao ambiente. Quadros nas paredes, obras de arte espalhadas e peças de design pelo cômodo não podem faltar. Elas revelam a personalidade do morador. A iluminação indireta é um ótimo auxílio na hora de destacar esses elementos.

No entanto, o principal truque para obter uma sala sofisticada é manter a funcionalidade do espaço. “Se você costuma comer no sofá, por exemplo, tome cuidado com a cor ou o material que será utilizado, e deixe o toque de glamour para quadros e peças que não atrapalharão o uso do espaço no dia a dia”, diz Lucia. Afinal, as salas residenciais, diferentemente das que estão em mostras, são utilizadas diariamente – seja para convívio social ou relaxamento.

Veja na galeria abaixo 28 salas de mostras que dão uma verdadeira aula de elegância e aprenda os truques:





Leia mais: 

15 passos para ter uma sala mais sofisticada

16 regras para acertar na decoração da sala

    Leia tudo sobre: Casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.