Tamanho do texto

Mostra Black traz espaços assinados por arquitetos consagrados e leva design ao Parque do Ibirapuera em contêiners abertos ao público

Depois de um ano fora de cena, a Mostra Black inaugura hoje (quarta, 3/6) sua quarta edição. Desta vez, ocupando um dos andares da Oca – Museu da Cidade – no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. O evento de decoração traz 14 ambientes exclusivos, assinados por nomes importantes da arquitetura brasileira, como Roberto Migotto, João Armentano, Débora Aguiar e Guilherme Torres. 

A proposta é levar novas ideias de design, arte e arquitetura à cena paulistana. "Como num desfile de moda de alta costura, a mostra apresenta ambientes mais conceituais e com forte pesquisa de material, além de muitas peças de arte", afirma Roberto Migotto, feliz por poder se expressar mais livremente do que em projetos pagos, onde o gosto e as necessidades do cliente se sobressaem.

João Armentano valeu-se da escolha a dedo de peças de arte em tons mais claros para compor o lounge em tons escuros, que trazem acolhimento
Juliana Bianchi
João Armentano valeu-se da escolha a dedo de peças de arte em tons mais claros para compor o lounge em tons escuros, que trazem acolhimento

É o caso do projeto que expõe. Com a escultura "Monalisa" do artista pernambucano Iran Vilela e muitos elementos orgânicos, como a parede em "S" que faz divisória entre a área do lounge e da sala de jantar, o arquiteto explora a sensualidade: "Me inspirei na própria obra de Niemeyer (criador da Oca) e suas curvas femininas", explica. 

A novidade desse ano será a área externa, projeto de expansão que convida o público a interagir com a mostra sem ter de pagar por isso. O espaço público receberá contêiners, chamados de "Black Box" e ocupados com exposições da Universidade Belas Artes, da Prefeitura de SP e da marca Prototype, além de uma rádio e da loja de design Armazém do Marton, que terá produtos a partir de R$ 50. "Ao longo do ano, o boxes poderão servir como uma versão pocket da mostra ligada a outros eventos de design em qualquer lugar do Brasil ou época do ano", explica Raquel Silveira, curadora da Black. 


Serviço:

MOSTRA BLACK
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral s/n, Oca - Museu da cidade, portão 2 do Parque Ibirapuera, São Paulo (SP)
Funcionamento: 3 a 21 de junho. De segunda à sexta, das 12h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 22h.
Ingressos: a partir de R$ 100. Estudantes, idosos, professores da rede pública e portadores de deficiências físicas têm direito a meia entrada.

    Leia tudo sobre: Casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.