Tamanho do texto

Visitamos as mais recentes mostras de decoração para saber o que está em alta na hora de deixar ainda mais lindo e aconchegante o ambiente mais íntimo da casa

Lugar de intimidade, relaxamento e aconchego, a decoração do quarto está cada vez mais alinhada com a necessidade de recarregar as energias em um espaço único e tranquilo. Isso se refletiu nos ambientes projetados por diferentes arquitetos e designers de interiores nas mais recentes mostras da Casa Cor São Paulo, Casa Cor Rio, Campinas Decor e Quartos ETC Brasília, onde os tons neutros e o uso de madeira e couro prevaleceram. 

Veja também: Conheça os ambientes da Casa Cor SP 2015

Composições que priorizavam o creme, cinza, bege e branco foram as principais escolhas dos arquitetos da mais importante da mostra da América Latina: "Provocamos uma sensação de descanso ao olhar frente ao excesso de informação ao qual as pessoas estão sujeitas", afirma o arquiteto Léo Shehtman, que na Casa Cor SP apresentou todo um apartamento em tons de cinza, com ar contemporâneo e clean.

Na maioria dos expaços, o colorido ficou por conta dos detalhes: quadros, painéis, objetos de arte, luminárias, mantas, jogos de cama, poltronas etc. Esses pontos de cor criam constraste e quebram a uniformidade causada pelo predomínio de tonalidades neutras. Sempre contendo os excessos para criar ambientes bem suaves. 

Acompanhando esse pensamento, a madeira, especialmente aquelas de tons claros e acabamentos naturais, predominou. Como visto no projeto da arquiteta Brunete Fraccaroli para a Casa Cor SP, o material acrescenta conforto sem deixar a sofistificação de lado. Objetos revestidos em couro e itens recobertos por peles com pelos longos  complementam a ambientação trazendo diferentes texturas.

Outra grande aposta é a integração dos ambientes junto ao quarto, que, mais do que o closet e um canto de trabalho, passa a trazer o banheiro agregado. A tendência reflete novos hábitos dos consumidores, como revela o arquiteto Toninho Noronha, participante da Casa Cor São Paulo. “Em um projeto que fizemos para clientes, usamos uma porta de correr para dividir a área ocupada pelo banheiro e pelo quarto. Mas no dia a dia essa divisão acabava não sendo necessária e ela ficava aberta o tempo todo.”

Já na Casa Cor do Rio de Janeiro, os ambientes apresentados deram prioridade a mistura de cores e estampas. A atmosfera lúdica também apareceu no quarto assinado pela arquiteta Emillia Cardoso. Há opções para todos os gostos.

Inspire-se e veja na galeria abaixo e veja incoporar essas tendências dentro de casa:  





    Leia tudo sobre: Casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.