Mirna Zambrana

Construa e reforme com planejamento

Mirna Zambrana é formada em arquitetura e urbanismo pelo Mackenzie. Sócia de Aurélio Martinez Flores, tem vasta experiência em projetos residenciais e comerciais

Como escolher o piso certo para o apartamento

As características do imóvel e as necessidades de uso são os primeiros fatores a serem analisados

13/10/2010 15:58

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-

Embora as opções sejam muitas quando vamos escolher o revestimento do piso da sala e dos quartos para o apartamento novo – seja ele comprado na planta ou um imóvel antigo que merece reforma -, é possível reduzir bastante esse leque com algumas análises: as características do imóvel, as necessidades de uso e de prazo de execução da obra e o custo do material.

Foto: Reprodução

Para escolher o piso mais adequado, é importante analisar as características do imóvel e as necessidades de uso

Destaco três características físicas do imóvel, em ordem de importância.

A primeira a ser considerada é o nível do piso acabado - previsto ou existente. Por que é importante? Na fase de projeto fica determinado que, acima da laje de concreto que separa os andares, alguns centímetros (no geral 5 cm) são reservados para serem preenchidos com argamassa (contrapiso) e piso, assim o andar inteiro, incluindo hall dos elevadores e escadas, ficarão em um mesmo plano, sem degraus.

No caso da edificação nova, você terá esse dado e poderá contar com segurança com a altura desse espaço para o planejamento do piso. Quando o imóvel é reformado nem sempre temos essa informação. Nesse caso verificar o que os vizinhos têm como piso ajuda. Ou partir para investigação removendo o existente, o que só é possível no início da obra e não na fase de projeto.

Uma questão importante, focando a política da boa vizinhança, é o barulho que passa para o andar inferior. Pensando nesse aspecto a segunda característica importante é a espessura da laje. Lajes finas transmitirão mais barulho. Para minimizar, o conjunto, laje, contrapiso e piso, deve ser o mais robusto possível.

A última característica física que analiso é o estilo do prédio. Procure reconhecer na arquitetura do edifício elementos que o ajudem na escolha do piso. Quando for comprar um imóvel observe os acabamentos das áreas comuns, ou se você já mora nele e este for reformado, tente participar da escolha desses novos materiais.

Observadas essas condições, partiremos, nas próximas semanas, para a necessidade o desejo e orçamento de cada um. Aguardem.
 








 

Sobre o articulista

Mirna Zambrana - jbianchi@ig.com - Mirna Zambrana é formada em arquitetura e urbanismo pelo Mackenzie. Sócia de Aurélio Martinez Flores, tem vasta experiência em projetos residenciais e comerciais

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo