Mirna Zambrana

Construa e reforme com planejamento

Mirna Zambrana é formada em arquitetura e urbanismo pelo Mackenzie. Sócia de Aurélio Martinez Flores, tem vasta experiência em projetos residenciais e comerciais

Arquitetura e turismo

Descubra Nova York por um outro ângulo

29/09/2010 16:57

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-

Período de grande movimentação cultural em Nova York, uma boa alternativa para conhecer melhor a cidade é visitar alguns edifícios de Manhattan. Destaco três (entre aquele mar de arranha céus) que são representativos de suas épocas.

O Seagram Building, de 1952, na 375 Park Avenue, entre as ruas 52nd e 53rd. Projetado por Mier van der Rohe (1886- 1969) com colaboração de Philip Johnson no interior, incluindo o restaurante The Four Seasons, é um clássico representante da arquitetura internacional. Implantado com generoso afastamento da calçada, forma uma imensa praça com duas fontes e uma escultura de Alexander Calder no centro e a elegante torre ao fundo.

De Philip Johnson (1886-1969), primeiro arquiteto a receber o Premio Pritzker em 1979, o AT&T (1984), o atual prédio da Sony Music, na 560 Madison Avenue, mostra a influência da arquitetura pós-moderna no autor da famosa Glass House (1949). Sua base emerge da calçada em granito com um arco central e colunas e, no topo, um frontão estilizado.

Para chegarmos à contemporaneidade, um belo exemplo é o e (Premio Pritzker-2008), na rua 11th com a 19th, em frente ao rio Hudson. Implantada em uma esquina, a torre, com uma curva que une as duas laterais, é coberta nessa face por 1.650 caixilhos de tamanhos distintos entre si e com vidro incolor. Cada um posicionado com um ângulo e rotação únicos. É a fachada com mais alta tecnologia de construção já feita em Nova York.

O efeito produzido pela mutante incidência da luz ao longo do dia e do ano é uma cortina facetada com reflexos diversos. Com certeza é representativo dos (nosso) novos tempos.
 








 

Sobre o articulista

Mirna Zambrana - jbianchi@ig.com - Mirna Zambrana é formada em arquitetura e urbanismo pelo Mackenzie. Sócia de Aurélio Martinez Flores, tem vasta experiência em projetos residenciais e comerciais

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo