Banheiro compartilhado: aprenda a planejar e decorar esse cômodo

Antes de mais nada: espaço. Este é o principal requisito para projetar um banheiro de casal. “Para que se torne uma sala de banho confortável é preciso que a suíte disponha de, no mínimo, 8m² para atender a todas as necessidades. No entanto, com as adaptações corretas, é possível criar um projeto em metragens menores também”, explica a arquiteta Natalia Salla, parceria da Ideia Glass.

Armários em dobro

Em uma suíte compartilhada, o número de objetos, produtos de beleza e de higiene têm o volume maior, naturalmente. Por isso, é necessário aumentar o espaço de armazenamento. “Gabinetes embaixo da bancada, armários e até prateleiras são boas investidas para distribuir melhor os itens do casal. Para a área de banho, a alternativa ideal são nichos individuais”, comenta.

Cuba para dois

“Além de tornar a rotina do casal mais prática, as cubas duplas proporcionam ao ambiente um toque de estilo bastante elegante. Este é um item clássico do banheiro de casal e funciona muito bem, afinal, cada um tem uma área da bancada exclusivamente para a sua necessidade”, pontua Natalia.

Foto%3A Reprodução/Instagram

Chuveiro duplo

Uma solução indispensável para a área de banho do casal é a instalação do chuveiro duplo. Uma ducha para cada pessoa otimiza o tempo na hora de se arrumar para o trabalho ou outro compromisso. Isso quer dizer que nenhum dos dois precisa acordar mais cedo ou controlar o tempo do outro. “Nesse caso, é preciso avaliar a instalação hidráulica para entender se a rede de esgoto suporta dois chuveiros ligados ao mesmo tempo e se aguenta a vazão de água. Mais um ponto importante é projetar a área de banho levando em consideração o conforto do casal. Visto que cada um tem a sua ducha, o espaço deve comportar duas pessoas sem qualquer desconforto. Por isso, é essencial integrar ao projeto um box de banho com amplo espaço”, comenta a arquiteta.

Atenção aos detalhes

Na sala de banho compartilhada, é muito importante manter a organização, afinal a bagunça também é em dobro. Para evitar o visual poluído, as dicas certeiras são: investir em porta toalhas de barra dupla para acomodar as duas peças; manter os armários sempre fechados quando não estiverem em uso; e alinhar a bancada deixando apenas os itens essenciais sobre ela. Para facilitar, as bandejas organizadoras são boas apostas e ainda dão um toque de estilo.

Quer mais?

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal do Telegram. Clique no link para entrar no grupo!

Ainda não acabou!

Siga também o portal do iG.