5 dicas para decorar o seu lavabo

Com o passar do tempo, encontrar um novo lar ou fazer algumas reformas têm sido uma boa forma de trazer novos ares para os moradores e fazer com que eles se sintam bem em casa. O fato é que as mudanças em casa não precisam ser gigantes, podem começar em cômodos pequenos como os lavabos.

De acordo com a arquiteta Luciana Patriarcha, por mais que lavabos sejam cômodos menores, é importante planejar ele de uma forma que os moradores gostem. “Como, em sua maioria, o lavabo é um ambiente pequeno, o maior desafio é deixá-lo o mais amplo possível e ousado na medida certa, sem que fique aquela sensação de ambiente claustrofóbico e com informações demais."

"Muitas pessoas pensam que os lavabos são simples, mas a verdade é que ele também pode se tornar um ambiente sofisticado dentro da sua casa. “O que eu sempre recomendo é que a chave para um ambiente sofisticado é a utilização de itens de qualidade. Investir em bons metais, que não vão descascar, arranhar, principalmente se forem com cores, preto, dourado ou rosê."

Além disso, a arquiteta lista algumas dicas para montar o seu lavabo da melhor forma. Confira:

1. Não existe estilo para um lavabo

“O lavabo é um ambiente onde se pode ousar, porque não é um local frequentado sempre pelos moradores e é mais utilizado pelas visitas. É um ambiente onde podemos pesar um pouco mais a mão. Mesmo sendo um ambiente pequeno, é possível, com coesão, trazer mais ousadia e impacto para quem entra no lavabo."

Foto%3A Divulgacao

2. Fique atento às cores

“As cores escolhidas para um lavabo vão muito da escolha do cliente. Uma boa opção é um projeto com uma proposta mais clean, utilizando do dourado e branco. Para trazer um pouco mais de cor, os acessórios podem ser rosé. Podem ser feitas uma construção ousada de cores”, completa.

Foto%3A Divulgacao

3. Pense nos detalhes

"Por conta do lavabo ser um ambiente pequeno, é importante que as pessoas não optem por grandes espelhos que ocupam a parede toda. Uma boa opção para os lavabos são os espelhos redondos. Além disso, uma pia inserida na parede toda, de forma linear, é uma ótima opção para sair do convencional e trazer versatilidade ao ambiente”, ressalta a arquiteta.

Foto%3A Divulgacao

4. Aplique a técnica Feng Shui no seu lavabo

“A base do Feng Shui é a energia vital, então podemos entender que essa técnica equilibra a energia vital dos ambientes. No Feng Shui, o que fica aberto sem necessidade é um desperdício de energia, então a dica principal é manter a porta do lavabo, a tampa do vaso sanitário e o ralo sempre fechados. Outra dica importante é manter o ambiente aromatizado. O ideal é buscar óleos essenciais e fugir de aromas artificiais, assim criamos conexões positivas”, diz.

Foto%3A Divulgacao

5. Não se limite ao porcelanato

“Como o lavabo é um ambiente pequeno, sem área molhada, não é necessário porcelanato em todas paredes. É possível colocar papéis de parede, revestimentos, pintura, painel ripado e itens de madeira, por exemplo. Essa versatilidade possibilita um ambiente de criatividade e ousadia”, conclui Luciana Patriarcha.

Foto%3A Divulgacao

Quer mais?

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal do Telegram. Clique no link para entrar no grupo!

Ainda não acabou!

Siga também o Portal iG.