Casa e decoração: 7 truques simples que ajudam a controlar a ansiedade

Por que otimizar os espaços?

Os transtornos de ansiedade ou depressão impactam diretamente na rotina de quem convive com eles. Apesar de serem sofrimentos crônicos, algumas técnicas e ações do dia a dia podem ajudar a amenizar esses desconfortos mentais. Veja dicas da plataforma habitissimo, especializada em reformas, para aliviar os sintomas.

Sabrina Tan/Pinterest

Organização dos ambientes

A desorganização aumenta os níveis do hormônio do estresse, o cortisol. No dia a dia, manter os ambientes organizados pode fazer você ganhar tempo (já que não será necessário passar horas procurando por algum objeto) e a não acumular. A organização proporciona a sensação de equilíbrio, o que pode acalmar uma pessoa ansiosa ou deprimida.

Gigi Pip/Pinterest

Ambientes clean e cores claras

Ambientes com paleta de cores neutras e claras são ideais para proporcionar tranquilidade e relaxamento. As cores escuras, quando usadas em excesso, podem proporcionar sensação de desordem ou mesmo criar uma atmosfera de desconforto. Também evite estampas pesadas.

Pure Design INC/Pinterest

Ambientes integrados

Em uma pessoa ansiosa, os espaços apertados podem causar desconfortos e até sensação de claustrofobia. Por isso, o ideal é manter os espaços abertos ou semiabertos. Otimize ainda a circulação dentro da casa: não acumule móveis ou objetos e procure manter espaços bem amplos entre cada mobília.

Editions de l'Arkhan/Pinterest

Só a mobília necessária

O acúmulo de objetos ou de móveis, mesmo aqueles que têm valor sentimental, geram poluição visual, o que causa confusão e intensifica a ansiedade. É importante ter espaços mais minimalistas, principalmente nos ambientes onde o morador passa mais tempo: diminua os móveis e decore de forma ordenada.

Apartment Therapy/Pinterest

Iluminação natural e ventilação

Estudos apontam que há diversos benefícios que a luz solar pode proporcionar para pessoas com transtornos de humor; além de poder combater estresse e dor. Por isso, vale deixar a luz se fazer presente nos ambientes e não posicionar nenhum móvel perto das janelas. A luz do sol, somada a uma ventilação natural, enche os espaços de energia e pode trazer ânimo aos moradores.

Tumblr/Pinterest

Adapte o banheiro

Seja de chuveiro ou banheira, o banho é uma peça chave para conseguir acalmar uma pessoa ansiosa. Para otimizar esse momento, evite luz artificial e invista nas velas para proporcionar uma iluminação bem relaxante. Use sais de banho ou sabonetes que tenham fragrâncias calmantes, como a lavanda.

The Spruce/Pinterest

Plantas e flores

É comprovado que a presença de determinadas espécies de flores e plantas podem acalmar. Então, vale investir em espécies que tenham esse efeito calmante. Além de diminuir os níveis de ansiedade e estresse, o ato de cuidar das plantas pode motivar o morador a se tornar uma atividade simples e prazerosa em meio à rotina. Saiba quais espécies fazem bem no link abaixo!

ArtfulRoost/Pinterest

Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Cape Cod Life %26 Home/Pinterest

Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram!

KHAYNI/Pinterest